Gestão ambiental

O Semasa é o órgão municipal responsável pela preservação e o controle ambiental de Santo André desde 1998. Cabe à autarquia realizar os serviços relacionados à fiscalização ambiental urbana e nas áreas de manancial, controle de emissão de poluentes, controle de emissão de ruídos de estabelecimentos comerciais, emissão de licenças ambientais e também a gestão da Unidade de Conservação do Parque Natural do Pedroso.

Entre as leis e decretos que regulam a atividade no Semasa nesta área estão a Lei 7.733/98, que estabelece as diretrizes da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental, e os seguintes decretos municipais: 14.300/9914.311/9914.824/02 e 16.813/2016.


Livro conta a história de 25 anos da gestão ambiental andreense

Em 1998 surgia um novo Semasa, que passou a adotar o modelo de saneamento ambiental integrado, se tornando precursor no Brasil. Foi naquele ano que nasceu o Departamento de Gestão Ambiental, fazendo com que a autarquia passasse a se responsabilizar pelos serviços de fiscalização ambiental, licenciamento e educação ambiental. Para contar toda esta trajetória, o Semasa lançou em novembro de 2024 o livro que conta a história de 25 anos da gestão ambiental andreense.

A publicação traz relatos e entrevistas de personagens importantes destas duas décadas e meia de história, elencando as conquistas, avanços e desafios destes últimos anos.

Baixe a versão digital do livro aqui.

Pular para o conteúdo