Sobe número de veículos a diesel aprovados pelo ProAr

Santo André, 12 de dezembro de 2014 – O ProAr 2014 realizou 45% a mais de avaliações de fumaça preta em veículos movidos a diesel da frota particular em comparação com o ano passado. Em 2013 foram 200 vistorias e, este ano, ocorreu 289. A aprovação também cresceu. No ano passado, 66% dos veículos estavam com o motor regular e agora o percentual subiu para 70%.

O ProAr é coordenado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a Petrobras, por meio do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e Gás Natural).

O programa promove avaliações de fumaça preta gratuitas para conscientizar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes.  Em 2014, as vistorias aconteceram sempre durante a semana, entre 10 a 14 de novembro e 17 a 19 de novembro, na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, e entre 24 a 28 de novembro e de 1º a 5 de dezembro, na avenida dos Estados.

Durante as avaliações do ProAr, o motorista que quer a vistoria para o veículo de forma espontânea é informado sobre o resultado do teste na hora. Se o veículo é reprovado, o condutor é orientado a fazer os ajustes necessários no motor. Desta forma, ele evita uma punição caso seja parado em uma blitz de fiscalização. Os veículos considerados regulares ganham um adesivo do programa.

“Melhorar a qualidade do ar em uma região metropolitana não é tarefa fácil. Promovemos a fiscalização sem punição, com educação ambiental e orientação aos proprietários de veículos movidos a diesel sobre o quanto é prejudicial à saúde e ao meio ambiente a emissão de fumaça preta”, afirma o diretor de Gestão Ambiental do Semasa, Carlos Pedro Bastos.

Ir para o conteúdo