Rádio itinerante e “Minuto Chuvas de Verão” são destaques da comunicação do POCV 2016/2017 em Santo André

“O Semasa Trabalha o Ano Todo para Você Ter um Verão Mais Tranquilo” é mote da campanha para a Operação Chuvas de Verão, que vai de 1º de dezembro a 15 de abril

Santo André, 18 de novembro de 2016 – Uma ampla campanha de comunicação e orientação à população vai marcar o início do Programa Operação Chuvas de Verão (POCV) 2016/2017 de Santo André, que começa oficialmente no dia 1º de dezembro e vai até 15 de abril. A campanha – com o mote “O Semasa Trabalha o Ano Todo para Você Ter um Verão Mais Tranquilo” – destaca os trabalhos preventivos que ocorrem na cidade, como a limpeza dos sistemas de drenagem e a retirada de famílias de áreas de risco, ações que amenizam os riscos e ajudam a salvar vidas.

Neste ano, os destaques são para a Rádio Itinerante Chuvas de Verão e os programas “Minuto Chuvas de Verão”, com perguntas e respostas que serão veiculadas na página do Facebook do Semasa. A ideia é manter a população ainda mais informada sobre como se prevenir de problemas durante este período em que enchentes, alagamentos e deslizamentos são mais comuns.

A rádio começou a circular hoje (18/11). O primeiro local a receber a montagem foi a avenida das Nações, onde ocorreram as obras de drenagem para a recuperação das margens e ampliação do canal do córrego Guaixaya, o que derrubou sensivelmente os recorrentes problemas de enchentes na região.

Durante um mês, uma equipe montará a rádio em pontos de grande circulação de pessoas e também em áreas de risco de Santo André, sempre acompanhada de técnicos da Defesa Civil. A proposta da rádio é entrevistar profissionais e moradores, distribuir materiais informativos e divulgar informações e dicas sobre os problemas que podem ser causados pelas fortes chuvas (confira locais e datas da Rádio abaixo).

Já no programa “Minuto Chuvas de Verão”, que começa a ser postado na próxima segunda-feira, 21/11, moradores da cidade tiram suas dúvidas sobre prevenção e o trabalho da Defesa Civil. São questões que vão desde a plantação de bananeiras em encostas até fios elétricos caídos no chão. As questões são respondidas por membros da Defesa Civil de Santo André.

A campanha terá ainda peças tradicionais como anúncios, outdoors, busdoors, faixas, entre outras, além de mensagem por whatsapp.

Esta é mais uma etapa do trabalho de prevenção realizado o ano todo pelo Semasa, através da Defesa Civil, em parceria com diversas áreas da Prefeitura.

Prevenção – Desde 2013, Santo André não registra um grande desastre ou morte relacionados às chuvas de verão. Neste período, mais de 300 moradias que estavam em áreas de risco alto ou muito alto foram removidas pela Prefeitura e os locais passaram a ser monitorados pela Defesa Civil, que faz vistorias rotineiras, inclusive com helicóptero. O resultado positivo foi a queda de 63,4% no número de ocorrências durante o POCV. Foram 1.845 atendimentos no programa de 2012/2013 e 675 no último período.

Durante o POCV, as equipes do Semasa e da Prefeitura ficam 24 horas de plantão para garantir atendimento rápido em caso de emergência. Também ficam em prontidão os 16 espaços públicos para abrigos e refúgios, em caso de necessidade.

A Defesa Civil ainda mantém um estoque estratégico com itens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis, colchões, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal, para entregar a famílias vítimas das chuvas. No último POCV, 98 famílias foram atendidas.

Veja aqui mais informações sobre o POCV e confira abaixo a programação das equipes da Rádio Chuvas de Verão.

Pela manhã, as atividades ocorrem das 10h às 13h e, à tarde, das 15h às 18h.

DataPeríodoLocalidade
Sexta, 18/11ManhãGuaixaya (Avenida das Nações, em frente nº  1.757, ao lado da barraca de frutas)
Sexta, 18/11TardeCapuava (Avenida Sorocaba, altura nº 616)
Sábado, 19/11ManhãMaurício de Medeiros (CESA Cata Preta – Estrada da Cata Preta, altura n° 127, ao lado da UBS Jardim Irene)
Segunda, 21/11ManhãPraça Rui Barbosa, Santa Terezinha
Segunda, 21/11TardeVila Sá (Praça Mario Guindani, nº 1130 – Av. da Paz X  Av. Utinga x Av. Nova Iorque)
Terça, 22/11ManhãPalmares
Terça, 22/11TardeBom Pastor
Quarta, 23/11ManhãJardim Cristiane
Quarta, 23/11TardeLargo da Vila Luzita (Avenida  Dom Pedro I, altura n° 3.937)
Quinta, 24/11ManhãPintassilgo
Quinta, 24/11TardeJardim Santo André
Sexta, 25/11ManhãRecreio da Borda do Campo
Sexta, 25/11TardeJardim Ana Maria/Oratório
Sábado, 26/11ManhãParque Celso Daniel
Segunda, 28/11ManhãEucaliptos
Segunda, 28/11TardeJardim Irene
Terça, 29/11ManhãVista Alegre
Terça, 29/11TardeSanta Cristina
Quarta, 30/11ManhãVila América
Quarta, 30/11TardeLargo da Vila Luzita (Avenida Dom Pedro I, altura n° 3.937)
Quinta, 1º/12ManhãRua Cel. Oliveira Lima, Centro
Quinta, 1°/12TardePraça 4º Centenário, Centro
Sexta, 2/12ManhãParanapiacaba
Sexta, 2/12TardeParque Andreense
Sábado, 3/12ManhãMaurício de Medeiros (CESA Cata Preta – Estrada da Cata Preta, altura n° 127, ao lado da UBS Jardim Irene)
Segunda, 5/12ManhãPalmares
Segunda, 5/12TardeBom Pastor
Terça, 6/12ManhãJardim Ana Maria / Oratório
Terça, 6/12TardeVila Sá

Em caso de chuva, a atividade é suspensa.

Ir para o conteúdo