Semasa leva atividades ambientais para Rua Oliveira Lima em ação comemorativa ao Dia Mundial da Água 

Santo André, 22 de março de 2016 – Nesta terça-feira, o Caminhão de Educação Ambiental do Semasa esteve na Rua Oliveira Lima (na região central da cidade) realizando diversas atividades de sensibilização ambiental

Quem passou hoje pelo movimentado calçadão da Rua Oliveira Lima, no centro de Santo André, teve a oportunidade de comemorar o Dia Mundial da Água de forma educativa e dinâmica.

É que o Caminhão de Educação Ambiental do Semasa esteve no local e permitiu ao público uma inserção ao trabalho da autarquia. Por meio da série de vídeos “Como Funciona”, exibida no interior do caminhão, munícipes e estudantes puderam entender melhor como são realizados os serviços de tratamento de água, coleta de esgoto, monitoramento climático, entre outros.

Além disso, tendas foram montadas para esclarecer dúvidas sobre a conta de saneamento do Semasa. Uma ETA (Estação de Tratamento de Água) portátil, que reproduz a estação original, ensinava como acontece o passo a passo para tornar a água potável e própria para consumo.

O Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André também marcou presença no evento e apresentou o ciclo evolutivo do mosquitoAedes aegypti, que é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Os agentes de vigilância ambiental ficaram à disposição para ajudar na identificação de cada uma das fases e dar recomendações para eliminação dos focos de dengue.

O Senac Santo André apresentou, por meio do Programa Ecoeficiencia, um estudo sobre a decomposição de diferentes tipos de materiais na água. O isopor, por exemplo, pode levar até 80 anos para desaparecer. O estudo também é um alerta para a poluição constante das águas dos rios e mares, que causa efeitos nocivos ao Meio Ambiente e à saúde.

Representantes do Projeto Viveiro Escola, desenvolvido pelo Instituto Fábrica de Florestas em parceria com o DEPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes) da Prefeitura de Santo André, falaram sobre atividades de arborização e reflorestamento da cidade, apresentando algumas mudas nativas da nossa região.

Para saber o próximo local em que o Caminhão de Educação Ambiental do Semasa estará, acompanhe o site da autarquia e o Face do Semasa. Para acessar os vídeos da série “Como Funciona”, clique aqui.

Pular para o conteúdo