Vídeo com depoimentos emocionados de ex-integrantes da Usina de Papel marcam retomada do projeto no Semasa

Santo André, 31 de agosto de 2015 – A Usina de Papel ganhou um vídeo que resgata um pouco do que foi a sua importante história para o estímulo à coleta seletiva, à arte-reciclagem e ao trabalho junto a jovens em situação de vulnerabilidade social, que outrora foi o foco de formação dentro do projeto no Semasa.
As imagens e depoimentos do vídeo foram captados durante uma atividade coletiva promovida pela Diretoria de Resíduos Sólidos do Semasa com 40 antigos participantes dos projetos sociais promovidos na usina entre 1998 e 2002.
Nos depoimentos, percebe-se quão importante foi o projeto em suas vidas, que muitas vezes tiveram mudança de rumo por conta de oportunidades e aprendizados proporcionados pela Usina de Papel.
Um novo encontro será agendado entre os antigos aprendizes do projeto para apresentar a eles o vídeo editado.

Nova fase – Retomada em abril pelo Semasa, a Usina de Papel está agora voltada às atividades de educação ambiental para funcionários da autarquia dentro do Programa Nosso Meio, a estudantes do município, entre outros públicos.
A nova sede da Usina fica na área do reservatório Camilópolis e já começou a receber visitantes que podem conhecer e participar ativamente do processo de reciclagem de papel.

Clique e confira a produção aqui.

Sobre a Usina – A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel é um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A Usina funcionou por 12 anos numa área da Craisa e ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais.
No ano passado, o Semasa retomou o projeto, com novo enfoque. Um dos muros que compõe a fachada do prédio recebeu novas cores e imagens, numa composição artística do muralista Brendan Hudson. A criação deste mural artístico faz parte do processo de revitalização do novo espaço.

Pular para o conteúdo