Semasa executa obras de coletores tronco na Vila Bastos

Santo André, 17 de agosto de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou neste mês as obras para construção de coletores tronco junto ao córrego Dona Laura. As intervenções da autarquia são importantes para todo o sistema de esgotamento sanitário da cidade, pois vão permitir elevar os índices de efluentes enviados para tratamento.

As obras foram iniciadas no trecho entre as ruas Laura e Dr. Messuti, na Vila Bastos. Após, os serviços vão prosseguir pelas vias Dona Maria do Carmo, Cesário Bastos, da Fonte e São José Operário. A previsão da autarquia é finalizar os trabalhos em setembro.

O Semasa fará interdições parciais nas ruas em que ocorrerão as obras e toda a sinalização necessária para os motoristas que trafegam na região.

O investimento total para o trecho em questão, de 902,85 metros de novas tubulações de coletores tronco, é de R$ 1.209.733,00 e fazem parte de financimento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. A contrapartida do Semasa de R$ 202.993,20 já está inclusa neste valor.

Hoje, o Semasa encaminha 45% do esgoto produzido na cidade para tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) ABC, operada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O objetivo da autarquia é de que, até o final de 2015, o volume chegue a 54% de esgoto tratado. A meta é chegar a 69% de tratamento em 2016, 78% em 2017, 84% em 2018, e 100% em 2022. Toda a malha urbana tem coleta de esgoto em Santo André.

Pular para o conteúdo