Semasa retoma o Programa de Coleta Comunitária nos núcleos habitacionais de S. André

Santo André, 03 de agosto de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou neste último sábado (01/08) a retomada da figura do coletor comunitário em núcleos habitacionais. O local escolhido foi o núcleo Espírito Santo, uma área de assentamento habitacional informal, que possui vielas de difícil acesso, que impedem a passagem do caminhão de coleta.

O núcleo Espírito Santo foi o primeiro a receber os serviços, pois além das ruas estreitas e íngremes, possui um grande ponto de descarte irregular de resíduos. O coletor comunitário é um profissional contratado pela empresa prestadora de serviços de coleta de resíduos na cidade e prioritariamente morador de assentamento precário. Ele tem como tarefa coletar os resíduos porta a porta das vielas de difícil acesso e acondicioná-los na via onde é possível a passagem do caminhão.

A frequência de coleta de resíduos secos e úmidos será a mesma do bairro onde está inserido o assentamento precário.

O núcleo Espirito Santo passa por processo de urbanização pela Prefeitura de Santo André, que prevê a abertura e alargamento de algumas vias, permitindo num futuro próximo o acesso do caminhão de coleta.

Até o fim do ano, o Semasa pretende levar o serviço de coleta comunitária para outros 27 núcleos habitacionais do município. O serviço vai permitir a melhora da qualidade ambiental destes assentamentos, pois a disposição irregular de lixo, entre outros problemas, ocasiona a proliferação de vetores.

Pular para o conteúdo