Esclarecimento sobre reajuste de água em Santo André

Santo André, 29 de junho de 2015 – As tarifas de água e esgoto em Santo André serão reajustada em 23% nas contas emitidas a partir da próxima quarta-feira, 1º/7. Este índice reflete o aumento de despesas necessárias para a produção de água. Hoje, o Semasa cobra R$ 0,73 o metro cúbico de água e, a partir de julho, o valor será de R$ 0,90.
As planilhas do Semasa demonstram que essa produção teve custos crescentes entre os exercícios de 2013 e 2015. Essa nova tarifação, além dos custos de produção local, também repassa os valores cobrados pela Sabesp calculados pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) pela produção da água no atacado pelos sistemas Rio Grande e Rio Claro, responsáveis pelo abastecimento de 96% de nosso município.
No último ano a Sabesp através da Arsesp repassou 22,72% para os municípios não operados.
Dentre os vilões da nova tarifa podemos destacar a energia elétrica. “Só a energia elétrica, que responde por 30% dos custos diretos necessária para o tratamento de água, teve aumento médio superior a 55%”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr.
As outras taxas da conta de saneamento não sofrerão alterações.

Pular para o conteúdo