Mobilização porta a porta da Campanha de Coleta Seletiva começa hoje (06) pelo setor da Vila Pires

Santo André, 06 de maio de 2015 – Após a divulgação entre os amantes da bike, a Campanha de Coleta Seletiva do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a chegar hoje às residências da cidade. Cerca de 170 mil imóveis serão visitados pelos agentes de mobilização, que entregarão o material da campanha além de um ímã de geladeira, em que o morador poderá anotar os dias da coleta de resíduos úmidos e secos.

O primeiro setor a receber a ação foi o da Vila Pires, que inclui ainda os bairros Vila América, Homero Thon, Parque Gerassi, Vila Helena, Jd. Mareck, Cidade São Jorge, Vila Humaitá, Vila Progresso, Jd. Silveira, Parque Marajoara, Vila Guarani e região do Parque Guaraciaba.

Denise Cattaruzzi, que mora na Vila Pires, diz que separa o lixo reciclável porque sabe que esta ação evita a poluição de rios ruas e também porque ela gera renda para as cooperativas de reciclagem da cidade. “A separação é algo muito simples de se fazer e que gera recursos. Por que não fazer?”, lembra.

O morador Josué de Moraes afirma que sempre colabora com a coleta. “Hoje é dia do reciclável e meu lixo já está aí. Quando alguém não colabora, costumo dar bronca”, disse Josué, que mora na Vila Progresso há quase 50 anos.

Sacolas de lona – Para reforçar ainda mais a ideia de reciclagem, os agentes estão utilizando sacolas feitas de lonas de banners e faixas antigos do Semasa, que foram descartados. Este material foi doado ao Nupe (Núcleo de Projetos Especiais), que atende pacientes vinculados à rede de saúde mental da Prefeitura de Santo André.

A autarquia já doa estes materiais ao Núcleo desde 2013. Para se ter uma ideia, com um banner de 1,20m X 2m, o grupo pode fazer até 12 porta-documentos. As lonas recebidas transformam-se em pastas, bolsas, capas de caderno, porta-lixo, entre outros. Alguns dos produtos produzidos pelo grupo do Nupe podem ser conhecidos pelo Facebook https://goo.gl/U0yuVP.

Amanhã (07), as equipes de mobilização começam a atuar no setor que integra Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Vila Suíça, Jardim Santo André, etc. Ainda esta semana os agentes percorrerão as casas dos bairros Jd. Alvorada, Jd. Cristiane, Jd. do Estádio, Las Vegas, Vila Linda, Jd. Stella, Bangu, Camilópolis, Vila Metalúrgica, Santa Terezinha e Pq. Andreense. A ideia é que, até fim de maio, todos os bairros sejam contemplados.

Campanha – Com o slogan “Nunca uma separação teve um final tão feliz”, a campanha tem o objeto é estimular a população a separar corretamente os resíduos secos dos úmidos e, assim, aumentar a destinação de materiais para reciclagem. Até o final de 2016, a meta é ampliar de 6% para 20% o índice de reciclagem em Santo André.

Pular para o conteúdo