Santo André, 14 de abril de 2015 – A Central de Triagem de Resíduos Recicláveis – Unidade São Jorge, que começou a operar em fevereiro, já apresenta resultados positivos. Em apenas dois meses, o índice de aproveitamento do material triado pelas duas cooperativas parceiras de Santo André – Cidade Limpa e Coopcicla – aumentou 50%. Antes, 15 toneladas por dia eram reaproveitas e, atualmente, este volume chega a 21 toneladas.
A entrega da Central de Triagem foi um importante passo do Semasa no sentido de ampliar a coleta seletiva em Santo André. Sem a reestruturação do espaço de trabalho das cooperativas de recicladores não seria possível lançar uma campanha para ampliar a coleta seletiva junto aos moradores da cidade.
“Agora temos condições de processar todo o material que chega para as cooperativas de forma adequada”, diz o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Junior.
Formada por dois galpões, cada um administrado por uma cooperativa, a Central é equipada com esteiras elevadas, prensas, balanças eletrônicas, empilhadeiras e carrinhos para o transporte de resíduos. O espaço também permite a ampliação do número de cooperados e o trabalho em dois turnos. Antes, eram 56 recicladores e hoje este número já chega aos 67, com potencial para chegar 160. O investimento foi cerca de R$ 2 milhões.
Melhor formação – Além da reestrutuação física, os cooperados também estão recebendo treinamento mais adequado para o trabalho no local. São oficinas sobre cooperativismo, produtividade, organização e higiene no local de trabalho, entre outras ministradas em parcerias com a Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC (Coopcent), o Departamento de Economia Solidária da Prefeitura e a Vigilância Sanitária.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.