Obra do Guaixaya resgata o orgulho de morador da avenida das Nações

Santo André, 11 de abril de 2015 – A entrega da primeira fase da canalização do córrego Guaixaya, neste sábado, encheu de orgulho os moradores da região, que há mais de uma década aguardavam por uma obra que solucionasse o problema de enchentes na avenida das Nações. Foram entregues 700 metros do córrego canalizado e o trecho da avenida totalmente recapeado, além de novos gradis de proteção e passarelas metálicas em substituição às antigas, que eram de madeira.

MORADORA1

Morador há 40 anos do local, Antonio Valdir Marzoca resumiu durante a cerimônia de entrega o sentimento da comunidade em relação à obra. “Hoje eu sinto orgulho de morar na avenida das Nações. Esta obra é um exemplo para a cidade de Santo André”, disse.

“Vai ser muito bom para nós e para todo mundo, pois não teremos mais enchentes. Agora o rio está limpo e é a comunidade que deverá cuidar, evitando jogar lixo”, comentou Marilene Pereira Silva Ramos, que também vive na região há mais de 50 anos. Marilena ainda destacou a importância das novas passarelas, que funcionam há uma semana. “A ponte nova ficou sensacional, mais segura.”

Para o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz Jr, a canalização muda o jeito de os moradores da região verem o seu bairro. “Esta obra resgata a vontade de morar aqui. Há pessoas que tinham colocado placa de vende-se na casa que já tiraram”, disse.

Tanto Antonio quando Marilene integram a comissão de moradores que acompanham o andamento da obra desde o início. Para o prefeito Carlos Grana, a atenção desta comissão em relação à execução do projeto é um diferencial da obra. “O fundamental desta obra foi este acompanhamento dos moradores, que puderam conferir a qualidade da obra. É um exemplo que deve ser seguido por todas as obras”, disse.

DSCF0319 (1)

O projeto realizado pelo Semasa é considerado a maior intervenção contra enchentes de Santo André atualmente. Ele consiste na ampliação da calha e na recuperação hidráulica do córrego, no trecho entre a Rua Eduardo Prado e a confluência com córrego Oratório, numa extensão de 1.550 metros.

Até julho, serão finalizados outros dois trechos, entre as ruas América do Sul e Eduardo Prado e entre a Rua Oratório e o córrego do mesmo nome. Até o final do mês, também será concluída a reconstrução das calçadas nas esquinas da Avenida das Nações com as ruas América do Sul e Estônia, que terão guias rebaixadas e pisos táteis para facilitar o acesso de deficientes visuais.

O projeto de R$ 34 milhões beneficia diretamente cerca de 42 mil moradores das regiões do Parque Oratório, Parque Novo Oratório e Parque Erasmo Assunção. Mas as melhorias podem atingir mais de 150 mil pessoas, já que também se estenderão a motoristas e usuários de transportes públicos, pois o local é dividido por um dos principais corredores de trólebus do ABC, que liga o município de Santo André ao subdistrito de São Mateus, em São Paulo.

Confira aqui outras fotos da inauguração.

Pular para o conteúdo