Recursos do programa da Secretaria de Abastecimento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo serão usados para baixar em cerca de 40% os índices em área que atende o setor do Parque das Nações
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) se candidatou no final de abril ao Programa Reágua 2 – 3ª Seleção, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, que prevê a liberação de recursos para ações de controle e redução de perdas de água. A proposta da autarquia prevê a implantação do programa no setor de abastecimento do Parque das Nações.
A proposta é implantar o programa numa área onde vivem 26.300 habitantes, atendidas por uma rede de água de quase 39 quilômetros e 4.330 ligações de água. A expectativa é reduzir as perdas na área em aproximadamente 40%.
Desde janeiro deste ano, o Semasa já vem realizando um projeto piloto com as mesmos objetivos do Reágua 2 no mesmo setor. Uma das ações deste piloto foi a troca do macromedidor roda d’água existente na entrada de água do reservatório por um modelo eletromagnético, mais moderno, tornando a medição mais confiável.
Entre as medidas previstas para o controle de perdas do Reágua 2 também estão outras ações em andamento no Setor Parque das Nações, como o geofonamento (que através de aparelhos chamados geofones detectam vazamentos não visíveis), reparos na rede, atualização do limite do setor e a troca de hidrômetros velhos por novos. Além disso, a proposta prevê estudos sobre a necessidade de implantação de válvulas redutoras de pressão (VRP) para diminuir os riscos de ruptura das redes.
O Setor Parque das Nações compreende parte das áreas dos bairros do Parque das Nações e do Parque Oratório. O proposta para o Reágua 2 está orçada em aproximadamente R$ 1 milhão e o Semasa aguarda a resposta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.