Semasa inicia sétima turma do curso de educação ambiental para a melhor idade

Resgate histórico visa mostrar a transformação da paisagem urbana

Inserir a população da terceira idade de Santo André aos conceitos de preservação do meio ambiente urbano e promover o resgate histórico do meio em que vivem é o objetivo do curso de educação ambiental para idosos promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Em sua sétima edição, que teve início em 12/03, o programa conta com a participação do Grupo Reciprocidade do Parque Novo Oratório, que integra o CRISA (Centro de Referência do Idoso de Santo André).

Ao todo, serão 13 encontros realizados que se estendem até o final da primeira quinzena de maio. A encarregada de extensão ambiental da autarquia, Cleonice de Almeida Pinto, explica que o programa conta com conteúdo teórico e prático. “O grupo terá a oportunidade de conhecer os equipamentos de educação ambiental do município, participar de dinâmicas e também de palestras informativas.  A principal finalidade é compartilhar, informar e sensibilizar o idoso quanto os conceitos socioambientais relevantes na comunidade”.

O programa – O curso de educação ambiental para a melhor idade teve início em 2010, e até o momento o Semasa já capacitou cinco grupos do CRISA e um grupo da Faculdade da Terceira Idade da Fundação Santo André.

O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Inclusão e Assistência Social e com a Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Museu de Santo André. Este último é responsável por fornecer imagens de seu acervo, possibilitando que os grupos possam perceber as transformações nas paisagens de suas comunidades.

Podem participar do projeto pessoas acima de 60 anos que estejam inseridas em algum grupo organizado, como ONGs, instituições assistenciais, faculdades e no próprio CRISA.

Pular para o conteúdo