Feriado prolongado de Carnaval terá tempo instável e chuva

CGE da capital prevê que condições até Quarta-Feira de Cinzas serão típicas de verão. Há riscos de alagamentos e deslizamentos

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) alerta que o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da capital prevê um feriado prolongado de Carnaval com condições típicas de verão em toda Região Metropolitana de São Paulo, com tempo instável, maior variação de nuvens e precipitação na forma de pancadas, principalmente durante as tardes.

O quadro eleva o risco de formação de alagamentos e deslizamentos. As temperaturas máximas não devem ultrapassar os 28°C e a umidade relativa do ar estará acima do 60%. No caso de emergências, a Defesa Civil de Santo André está em alerta 24 horas por dia e pode ser acionada pelo número de telefone 199.

Hoje, sexta-feira de Carnaval, o dia começou com céu nublado e temperatura mínima oscilando perto dos 20ºC e há previsão de chuva para o período da tarde e noite. “As instabilidades ganham força à tarde e provocam chuvas mais generalizadas com raios e rajadas de vento. Esse quadro eleva os riscos para formação de alagamentos e deslizamentos de terra na Grande São Paulo”, diz o meteorologista do CGE, Adilson Nazário.

Amanhã, sábado, o dia segue instável com pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia, quando o sol aparece entre muitas nuvens. Os índices de umidade relativa do ar se mantém entre 65% e 95%. “As chuvas ocorrem novamente no período da tarde e se estendem até as primeiras horas da noite”, complementa Nazário.

Pouca coisa muda no domingo, com previsão de temperaturas e umidade do ar semelhantes ao sábado. No período da tarde, deve haver pancadas isoladas de chuva, com até forte intensidade. Há potencial para a formação de alagamentos.

Na segunda-feira, a previsão é de precipitação no período da tarde que se formam devido ao calor e a entrada da brisa marítima. Já na terça-feira de Carnaval e na Quarta-Feira de Cinzas, uma frente fria volta a atuar na região. “As chuvas devem atuar de forma mais generalizada e serão volumosas. O potencial para alagamentos e deslizamentos é alto, porém essa condição é ideal para a reposição das águas nos mananciais”, finaliza o meteorologista.

Os moradores de Santo André podem se cadastrar para receber alertas preventivos de chuvas fortes por SMS acessando a página do Semasa: http://www2.semasa.sp.gov.br/node/337.

Pular para o conteúdo