O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) informa que, devido às altas temperaturas, elevado consumo de água e ausência de chuvas, o nível dos mananciais dos sistemas de abastecimento que atendem Santo André está comprometido.
A cidade é abastecida por três sistemas, sendo que 94% da água são comprados da Sabesp, cuja captação é feita no Rio Claro e no Rio Grande. Já a produção própria do Semasa é de 6%, na ETA Guarará. Como o Sistema Metropolitano de Água da Sabesp é integrado, Santo André pode também ser atendido pelo Sistema Alto Tietê e Cantareira, este último o mais comprometido pela falta de chuvas.
O volume de água produzido, principalmente no período diurno, não está sendo suficiente para atender o município de Santo André, gerando a falta d´água.
De acordo com informação do site da Sabesp de hoje (30/01/2014), o nível de armazenamento do Alto Tietê está em 45% e o Cantareira em 22,4%.
Santo André tem 22 centros de reservação (caixas d´água), o que é suficiente para abastecimento local. Porém, para que estes níveis se mantenham satisfatórios é preciso que a água chegue em volume suficiente para atender a cidade.
Assim, o Semasa reitera a necessidade de economia de água e pede o apoio da população para a adoção de hábitos simples como banhos curtos, consertar vazamentos rapidamente e não lavar calçadas e carros com mangueira.
É importante salientar que é dever de uma empresa de saneamento alertar para a necessidade de economia em qualquer período do ano, sobretudo no verão. Quando veiculamos uma campanha, estamos falando com toda a cidade, com aqueles que estão sem falta d´água, mas principalmente com aqueles que têm água e não praticam a economia.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.