O Proar (Programa de Qualidade do Ar em Santo André), consiste nas aferições de emissão de fumaça preta por veículos movidos a diesel da frota pública e da frota circulante do município.
As blitze do ProAr (Programa da Qualidade do Ar) ocorrem de duas a três vezes por semana em corredores de grande circulação de veículos. As vistorias são realizadas em veículos a diesel e integram as ações de fiscalização ambiental da autarquia. As ações ocorrem com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar.
A multa aplicada pelo Semasa é de 500 FMPs (equivalente a R$ 2.776,95) e o proprietário tem 60 dias para efetuar a manutenção do veículo e apresentar laudo de opacidade aprovado para pleitear o abatimento de até 90% do valor da autuação. As advertências são aplicadas quando há alguma avaria mecânica no veículo que impeça o teste com o opacímetro (equipamento utilizado nas aferições). Os veículos aprovados recebem o selo de aprovação do ProAr 2025.
O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases que contribuem para o agravamento das mudanças climáticas e o material particulado, também presente na fumaça preta, é responsável para o aumento do risco de doenças respiratórias, cardiovasculares e problemas neonatais como baixo peso e prematuridade.
De acordo com o Inventário de Gases de Efeito Estufa, elaborado pela Prefeitura de Santo André e o Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade), o setor de transportes andreense corresponde a 34% das emissões do município, sendo que o diesel representa 26% dos combustíveis mais utilizados na cidade.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.