Drenagem

A drenagem urbana tem como objetivo reduzir os riscos e prejuízos ocasionados pelas enchentes. Em Santo André, além do planejamento e execução de projetos relacionados ao escoamento das águas pluviais, a drenagem realiza as manutenções corretivas e preventivas de todo o sistema existente e que é composto por equipamentos de micro e macrodrenagem, como galerias de águas pluviais (GAPs), bocas de lobo, bocas de leão, canaletas, piscinões, piscininhas e cursos d’água.

A macrodrenagem se constitui nos grandes equipamentos destinados a evitar enchentes no município. Ela se diferencia da microdrenagem porque age em áreas específicas, com problemas históricos de cheias, procurando minimizar os efeitos das chuvas. São parte das macrodrenagens os reservatórios de contenção, os chamados piscinões.

A responsabilidade pela construção e pela manutenção de um piscinão depende da bacia na qual ele está localizado. Se o reservatório retém águas destinadas a um rio ou córrego que compartilha suas margens em mais de uma cidade ou que começa em um município e termina em outro, então ele é de responsabilidade estadual. Se, no entanto, ele nasce e deságua dentro de Santo André, então o piscinão é de responsabilidade do município – portanto do Semasa.

Clique aqui para saber mais sobre os piscinões de Santo André.

Também é parte do trabalho de macrodrenagem do Semasa fazer a manutenção dos rios e córregos com extensão exclusivamente dentro do município. Esta manutenção inclui limpeza dos córregos, muitas vezes assolados pelos resíduos despejados ilegalmente em seus leitos ou em suas margens. Também inclui a capina das margens, abrindo espaço para uma maior vazão e evitando o transbordamento da água. Inclui, enfim, o desassoreamento do leito, que é a limpeza do fundo do rio ou do córrego.

Microdrenagem é o sistema de captação e condução de águas pluviais em pequena escala, focado em ruas, calçadas e lotes, usando elementos como sarjetas, bocas de lobo, grelhas e galerias subterrâneas. Estes equipamentos contribuem para evitar alagamentos localizados, protegendo edificações e infraestruturas, e aliviando os sistemas maiores (macrodrenagem).

Acessar o conteúdo