Estações de Coleta recebem mais de 200 mil doações por ano e a maioria dessas peças é distribuída por meio de 20 entidades
Santo André, 26 de agosto de 2025 – As Estações de Coleta de Santo André têm um diferencial: também são espaços de solidariedade. Só no ano passado, a população entregou 214 mil itens entre roupas, calçados, acessórios, livros e objetos em geral, sendo que a maioria dessas peças foi encaminhada a famílias em situação de vulnerabilidade social graças ao trabalho de 20 entidades assistenciais.
Celebrando essa união e reforçando o compromisso da cidade com a questão ambiental, social e governança entre poder público e terceiro setor, as instituições receberam uma homenagem nesta terça-feira (26).
“As entidades têm uma atuação muito importante para prestar apoio e assistência a quem mais precisa, e os órgãos públicos devem estar cada vez mais próximos delas. Com o apoio do terceiro setor, nos tornamos mais fortes para proporcionar mais amparo e conforto às famílias”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, responsável pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que faz a gestão de resíduos sólidos no município.
O evento contou com participação da vice-prefeita Silvana Medeiros e da secretária de Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris, pasta que também é parceira do Semasa. Parte das doações que chega aos ecopontos é destinada a diversas campanhas, como de inverno e Natal, além de ser reaproveitada em projetos socioambientais, como o Breshopping Sustentável e o Gincana Ecológica.
Por meio dessas duas iniciativas, a autarquia já distribuiu mais de 16,5 mil itens entre roupas, calçados e brinquedos, atendendo cerca de 5.400 pessoas.
O reaproveitamento desses itens vai além de levar mais dignidade e alegria a grupos vulneráveis. Também garante o compromisso de Santo André com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). A lei traz como objetivos a não geração de resíduos, a reutilização, a redução do volume de materiais aterrados, o estímulo à adoção de padrões sustentáveis de consumo, o desenvolvimento de programas de educação ambiental e a cooperação entre diferentes segmentos da sociedade.
Estações de Coleta – Apesar de ter sido criado para receber resíduos, os ecopontos da cidade se consolidam cada vez mais como um equipamento público de entrega de doações. Em 2022, os munícipes levaram, nesses locais, 176 mil itens. Em 2023, houve registro de mais de 198 mil peças e, em 2024, foram, precisamente, 214,7 mil doações.
Todos os materiais doados passam pelo processo de triagem e higienização, garantindo condições adequadas de conservação e de uso. A população pode utilizar 30 Estações de Coleta, espalhadas por toda a cidade – um local, porém, recebe apenas resíduos eletroeletrônicos, no Atrium Shopping. O endereço de todas as unidades está disponível para consulta em www.semasa.sp.gov.br.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.