Defesa Civil e NUPDECS ​presentes no Dia da mobilização nacional de combate ao mosquito aedes aegypti

Santo André, 16 de fevereiro de 2016 – No último sábado, dia 13 de fevereiro, a Defesa Civil de Santo André participou da Ação de Mobilização Social de Combate ao Aedes aegypti, o mosquito responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya.

A equipe de agentes e os participantes dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (​Nupdecs) estiveram presentes, além de agentes da Vigilância Ambiental, o Comando do Corpo de Bombeiros andreense, representantes da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Irene e representantes do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, responsáveis pela varrição do município.

O ponto de encontro da atividade foi o Largo da Vila Luzita e, no local, os agentes da Defesa Civil destacaram a importância da participação de todos no combate ao mosquito. Também explicaram que o órgão vem intensificando suas ações de combate e prevenção por meio da participação no Comitê ​Municipal de Combate ao Aedes , organizado pel​a Secretaria de Saúde
Além disso, representantes dos Nupdecs têm participado de ações pontuais de combate ao mosquito.

Os Nupdecs ​do Núcleo ​Maurício de Medeiros, Jardim Santo André e Pintassilgo participaram da ação de orientação aos moradores nas casas da Av. Maurício de Medeiros. Além de da troca de informações sobre o aedes, com ênfase na eliminação dos criadouros, falaram sobre o POCV 2016 (Programa Operação Chuvas de Verão), iniciado em dezembro de 2015 com o objetivo de prevenir ​desastres como deslizamentos e inundações na época de chuvas.

Com o intuito de aprender a identificar os focos e multiplicar o conhecimento em suas comunidades, os membros das Nupdecs presentes também acompanharam as inspeções realizadas pela equipe da Saúde. Representantes da Saúde informaram que a ação será repetida futuramente, em bairros diferentes, com a participação e envolvimento de maior numero de Nupdecs.

Pular para o conteúdo