Semasa realiza encontros para conscientização de boas práticas ambientais com donos de oficinas de serviços automotivos

Santo André, 14 de outubro de 2015 – Para conscientizar donos de oficinas mecânicas, de funilaria e de pintura da cidade sobre os cuidados ambientais, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Departamento de Gestão Ambiental e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, iniciou neste mês uma série de oficinas para estreitar o diálogo com os representantes desta categoria.

Segundo a assistente técnica de licenciamento ambiental da autarquia, Debora Stefanelli, a ideia é mostrar aos proprietários as boas práticas ambientais que podem ser implementadas nestes espaços. “Estas atividades ligadas ao setor automotivo não são passíveis de licenciamento ambiental em Santo André. No entanto, queremos mostrar métodos e alternativas para que as empresas se tornem ‘mais verdes’, inclusive, indicando aos empreendedores que não conhecem a legislação ambiental vigente”, explica.

Foram feitos apontamentos em relação à necessidade de se possuir uma caixa de drenagem oleosa, cabinas de pintura, além da reciclagem de sucatas metálicas e do controle da geração de ruído. A autarquia pretende realizar mais dois encontros até o fim do ano, sendo que o próximo ocorrerá dia 1º/12 no auditório Heleny Guariba, das 9h às 11h. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 4433-0471 ou 4433-0493.

Lubrificante ou graxas – Para evitar que durante a limpeza do resíduo o óleo vá parar nas redes de esgoto ou de água pluvial, é necessário ter no estabelecimento uma caixa separadora de água e óleo. Em Santo André, desde 2000, há um decreto municipal que regulamenta a implantação das caixas de drenagem oleosa, cujo não cumprimento pode acarretar em multas de até 300 FMPs (Fator Monetário Padrão – para 2015, o FMP é de R$ 3,18). Além disso, há decretos para fiscalização ambiental e de emissão de ruído.

Óleos velhos – Com o tempo, os óleos lubrificantes perdem suas propriedades e não são mais utilizados, tornando-se perigosos. Segundo resolução do Conama de 2005, os estabelecimentos devem contratar um coletor autorizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que faz a retirada do material e o encaminha para o rerrefino, o que torna o produto novamente utilizável.

Embalagens – A reciclagem das embalagens de óleo também é regulamentada pelo Conama. Em 2014, foram 330 milhões de unidades recicladas, segundo o Programa Jogue Limpo, iniciativa ligada aos acordos de logística reversa do setor.

Descarte corretamente – Os comércios ligados a estas atividades automotivas que necessitem de política de descarte de óleo devem procurar um coletor autorizado pela ANP. Para as embalagens, os empreendedores podem consultar o site www.joguelimpo.com.br.

Pneus – Para o descarte de grandes quantidades de pneus, os donos de oficinas, borracharias ou revendedores devem fazer um cadastro prévio junto ao Semasa para realizar o descarte no ecoponto localizado dentro do Aterro Sanitário.

SERVIÇO

Palestra “Boas Práticas Ambientais para o Setor de Oficinas Mecânicas e Funilarias”

Data: 1º/12/2015

Local: Auditório Heleny Guariba (Anfiteatro do Teatro Municipal)

Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André

Horário: 9h às 11h

Inscrições: Pelos telefones 4433-0471 ou 4433-0493

Pular para o conteúdo