Santo André, 22 de setembro de 2015 – O Semasa encaminhou este mês para a Biblioteca Nair Lacerda, que fica no Paço Municipal, 635 exemplares de livros em boas condições. São publicações descartadas nas estações de coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entre julho e agosto.
Em média, as estações recebem 350 livros por mês e os exemplares em boas condições são sempre doados a Nair Lacerda, onde há uma triagem do material e direcionamento para outras bibliotecas municipais ou projetos, como o Vai com Livro, da Secretaria de Cultura e Turismo, que promove a doação de livros na cidade.
Espalhadas em vários pontos da cidade, as 18 Estações de Coleta do Semasa recebem materiais volumosos e recicláveis de vários tipos. Mas muitos dos materiais que chegam às estações estão em bom estado de conservação e podem ser reaproveitados. É o caso dos livros, que seguem para as bibliotecas desde 2013, por iniciativa do Semasa.
“Antes, os livros eram prensados pelas cooperativas de reciclagem e vendidos como papel. Mas quando assumimos e vimos que eram publicações em bom estado, percebemos que vendê-los como papel era um desperdício e decidimos buscar alternativas para eles”, conta Edi Ferreira dos Santos, diretor de Resíduos Sólidos do Semasa.
O diretor destaca que os ecopontos recebem, inclusive, livros ainda embalados em plástico. “Creio que a pessoa que faz este descarte imagina que o livro terá um destino mais nobre. E é isso que estamos fazendo: possibilitamos que ele seja reaproveitado por outro leitor.”
Vale sempre lembrar que livros usados, desde que estejam completos e em boas condições, podem ser doados diretamente na biblioteca municipal.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.