Santo André, 18 de agosto de 2015 – A Emeief Dom Jorge Marcos de Oliveira, no Condomínio Maracanã, foi a primeira escola da cidade a receber a composteira para resíduos orgânicos, que faz parte do projeto do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a ONG Instituto Cresce Brasil e com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André.
A entrega do equipamento foi feita hoje (18/8) pelo prefeito Carlos Grana, em cerimônia que contou com a presença do Secretário de Educação, Gilmar Silvério, do Superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., da representante do ICB (Instituto Cresce Brasil), Adriana Muniz, da Diretora da EMEIEF Dom Jorge Marcos de Oliveira, Michelly Ferreira, do Diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, da Diretora de Gestão Ambiental do Semasa, em substituição, Débora Stefanelli, da representante do Conselho da Escola, Cristiane de Oliveira Siqueira, e da representante do Conselho Mirim, Giovana Moreira da Silva.
As atividades de formação vinculadas ao projeto ficarão sob a responsabilidade da Gerência de Educação Ambiental do Semasa, em conjunto da Secretaria de Educação do município. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a coleta seletiva na cidade, mostrar aos alunos os problemas que envolvem a geração de resíduos e dar à comunidade escolar alternativas viáveis para o tratamento do material orgânico. Durante a cerimônia, o prefeito Carlos Grana citou outras ações voltadas à educação ambiental na cidade, realizadas em parceria com o Semasa. “Nós estamos engajados com essas mudanças, pensadas para o bem do município e do meio ambiente. Sendo essa a primeira escola escolhida para receber a composteira, temos certeza de que darão o exemplo.”
No total, foram adquiridas 100 composteiras, sendo 10 do tipo ecopedagógicas, feitas de plástico transparente que permitem aos professores mostrarem aos estudantes o passo a passo do processo da compostagem, mesmo em um ambiente interno da escola. As outras 90 são de plástico bem resistente e não transparente e vão receber os resíduos orgânicos gerados na escola, ou seja, restos de alimentos não processados, como cascas de frutas, legumes, verduras, grãos e ovos, entre outros. O material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade.
A entrega das composteiras está vinculada a um processo de formação que visa propiciar às escolas participantes subsídios para multiplicação das informações aprendidas dentro da comunidade escolar. De uma forma mais abrangente a formação é toda pautada no programa de coleta seletiva de Santo André, da qual a compostagem é parte importante. Nesse sentido, numa parceira entre Semasa, Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, foi criado o Roteiro Coleta Seletiva, que integra visitas pedagógicas à Escola de Formação Ambiental Billings, ao Aterro e ao Parque Escola. Ao final do processo, as escolas receberão a composteira.
O primeiro roteiro de visitação acontecerá neste semestre. As inscrições para as escolas municipais interessadas estão abertas até o dia 20 de agosto e contemplarão, prioritariamente, as 20 unidades escolares municipais que já fazem parte do Programa Mais Educação do Governo Federal. As vagas remanescentes estão abertas às demais escolas municipais.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.