Semasa abre licitação para gestão da nova ETA de S. André

Santo André, 11 de agosto de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu hoje (11) processo de licitação, no modelo de concorrência, para a concessão administrativa da gestão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário e das perdas físicas e comerciais do sistema de abastecimento de água potável do setor de influência da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santo André.

As propostas das empresas interessadas devem ser encaminhadas à autarquia até 1º de outubro, quando serão abertos os envelopes. Em março, o Semasa realizou audiência pública para tratar do modelo de PPP (Parceria Público Privada) para a nova Estação.

A licitação para construção da Estação de Tratamento de Água já foi realizada, e o contrato assinado pelo consórcio vencedor formado pelas empresas Cappellano e Construtami. A obra é financiada pela Caixa Econômica Federal (CEF) a um valor de R$ 75 milhões. A contrapartida do Semasa está estimada em R$ 9 milhões, com custos de desapropriação do terreno onde será erguida a ETA, às margens da represa Billings, no bairro Recreio da Borda do Campo.

Atualmente o Semasa executa o Projeto Executivo da obra, cuja previsão de conclusão é outubro deste ano. O Projeto Executivo não trata de obras propriamente ditas. Ele é um estudo que apresenta o conjunto de elementos necessários e suficientes para a execução completa da obra, de acordo com as normas da ABNT. Por isso, ele possui um processo demorado de elaboração e formatação.

Concluída, a nova ETA permitirá que a produção própria de água em Santo André aumente de 6% para 25% da demanda. Hoje, 94% da água consumida na cidade é comprada da Sabesp (Companhia da Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Pular para o conteúdo