Semasa realiza projeto e ações de educação ambiental na Fundação Casa de Santo André

Santo André, 10 de agosto de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, iniciou neste ano uma parceria com a Fundação Casa para realizar projetos e ações de educação ambiental na unidade andreense da instituição.

A primeira etapa consistiu na implantação do programa de coleta seletiva na unidade 2 (Casa II). Em agosto, será a vez da Casa I receber a coleta seletiva e, além disso, os alunos do Centro de Atendimento Socioeducativo vão participar do curso de formação socioambiental “Formar para Ressocializar”.

O projeto idealizado pelo Semasa pretende formar 120 jovens internos transformando-os em multiplicadores ambientais quando retornarem ao local de moradia. Segundo a Gerente de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, Eriane Justo Savóia, os adolescentes participam de palestras, oficinas e também de visitas monitoradas.

“Procuramos levar a eles informações sobre as problemáticas ambientais atuais, que afetam todos nós no dia a dia. É uma sensibilização que procura inseri-los no contexto ambiental, de forma que possam passar estes conhecimentos aos seus familiares e também a suas comunidades. Esta aproximação também será trabalhada na exibição do vídeo produzido pelo Semasa que traz relatos de jovens em situação de vulnerabilidade social que encontraram um novo caminho ao integrar o projeto da Usina de Papel do Semasa”, explica a gerente.

“Conversamos sobre uso consciente da água, riscos ambientais, resíduos sólidos e sobre a dengue. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer a Usina de Papel, o Aterro Sanitário e a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará”, acrescenta Eriane.

Coordenado pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, participam também do projeto os departamentos de Resíduos Sólidos, Manutenção e Operação e Defesa Civil da autarquia.

Pular para o conteúdo