Santo André, 03 de junho de 2015 – As matas ciliares, vegetação nativa localizada às margens de rios, lagos e represas, possuem esta denominação por serem essenciais para a proteção das águas, como são os cílios para os olhos humanos. Essas florestas têm como principal função regular o fluxo de água e filtrar substâncias que, em excesso, comprometem a qualidade do recurso e podem gerar sedimentos depositados pelo homem – em razão da urbanização e agricultura.
Os órgãos públicos têm grande compromisso na conservação dessas áreas. Em Santo André, além da fiscalização e controle ambiental da região, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) também é responsável pela elaboração e gestão de leis municipais que visam preservar essas matas, educação ambiental para a população ribeirinha, além da reposição florestal obrigatória para cortes de árvores isoladas.
Segundo a definição do Novo Código Florestal, a metragem ideal para as margens dos rios, lagos e nascentes consta na tabela abaixo.
“Nosso dever é proteger e recuperar as áreas mais sensíveis, especialmente em córregos e nascentes nesse período delicado de crise hídrica. O município de Santo André tem uma legislação específica que regulamenta e monitora ações de plantios em áreas deterioradas ambientalmente”, confirma Sebastião Ney Vaz Junior, superintendente do Semasa. Além da legislação municipal, a Lei de Billings, aprovada pelo governo estadual em 2010, também prevê a proteção da represa que fornece aproximadamente de sete metros cúbicos de água por segundo para abastecer a região do ABC e capital, sendo cerca de 80% da vazão para o ABC (braço Rio Grande) e os 20% restante para o sistema Guarapiranga (via braço Taquacetuba e braço Rio Grande).
Outra finalidade das matas ciliares é evitar processos de desgaste ou erosão do solo, pois funcionam como uma barreira natural nas margens dos rios e suas raízes garantem estabilidade ao solo. O crescimento acelerado das cidades contribui para a redução dessa vegetação fazendo com que haja acúmulo de materiais no fundo da água e provocando assoreamentos, altos níveis de poluição nos rios e outros impactos ambientais irreversíveis.
“As matas ciliares possuem uma importância imensa no ecossistema das bacias hidrográficas, pois, além de contribuírem para a solidez dos terrenos e filtro dos sedimentos, absorvem os raios solares, o que reduz a evaporação das águas. Isso comprova que a vegetação é essencial para um volume de águas mais puras e abundantes”, finaliza Elena Maria Rezende, Coordenadora Programa Mananciais do Semasa.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.