Santo André, 26 de maio de 2015 – Diante da posição da Sabesp em reduzir o envio de água para Santo André dos atuais 1,85m³/s para 1,75 m³/s a partir de junho, o Semasa informa que está estudando quais regras operacionais serão necessárias para a adoção do rodízio no abastecimento na cidade. O esquema de rodízio que poderá ser adotado será divulgado nos próximos dias.
Desde março de 2014, o consumo de água em Santo André caiu 22%. As metas de redução de consumo foram estabelecidas em comum acordo com a Sabesp em abril de 2014. Naquele mês, a Sabesp entregava a Santo André 2,37 m³/s, volume que caiu para 1,85 m³/s neste mês de maio, menor que a meta estabelecida de 1,9 m³/s.
A economia foi possível graças a uma série de ações que incentivam o uso racional da água pela população e também o controle de perdas. A quantidade de água economizada neste período em Santo André por segundo (520 l/s) corresponde a mais do que o consumido em uma cidade do porte de São Caetano do Sul.
A campanha pela economia de água em Santo André começou em novembro de 2013, antes do anúncio da crise hídrica pela Sabesp, e tem sido ininterrupta. Entre fevereiro e setembro de 2014 Santo André implantou o desconto na conta do usuário que reduzia o consumo e, mesmo quando o benefício deixou de ser aplicado, o consumo de água na cidade continuou em queda.”
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.