S. André quer chegar a 20% de reciclagem

Santo André, 14 de abril de 2015 – A Prefeitura de Santo André, pioneira na adoção de coleta seletiva e com um dos maiores índices de reciclagem no país, através do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), inicia em abril uma campanha para incentivar a população a separar ainda mais os resíduos secos dos úmidos. A ação tem como objetivo impulsionar, até 2016, a reciclagem de 20% dos resíduos gerados na cidade, cujo índice atual está na casa dos 8%, e melhorar a qualidade do material reciclável.

Com o mote “Nunca uma separação teve um final tão feliz”, a campanha contará com equipes de mobilização que irão de casa em casa para levar informações e distribuir materiais explicativos sobre a importância da reciclagem, limpeza e armazenamento adequado dos recicláveis. Além disso, serão cedidos ímãs de geladeira com espaço para que o morador anote os dias de coleta dos resíduos secos e úmidos na sua rua.
Bicicletas equipadas com banners da campanha também circularão pela cidade, principalmente nos dias da Pedalada Noturna e, aos domingos, quando ocorre a liberação da ciclofaixa de lazer.

O Semasa ainda prepara hotsite e um quiz para a sua página do Facebook, com o objetivo de estimular os internautas a conhecerem mais sobre a reciclagem. Também estão em andamento produções de uma vinheta animada e de um filme sobre o tema, que serão veiculados nos canais de TV local e nos cinemas da região. A campanha contará ainda com outras peças publicitárias, como outdoor, busdoor, faixas, adesivos, banners, entre outros.

Os prédios públicos municipais também entram no incentivo à coleta seletiva, com a distribuição em todos eles de novas caixas para depósito de material reciclável, principalmente papel de escritório.

Como separar – Em Santo André é muito fácil reciclar. Materiais como embalagens, vidro, papel, plástico e metal devem ser separados do lixo orgânico, que abrange restos de comida, papéis sanitários, guardanapos, entre outros. O caminhão que recolhe os resíduos secos passa em toda cidade pelo menos uma vez por semana. No Centro, o recolhimento é diário. Além disso, o Semasa disponibiliza Postos de Entregas Voluntárias (PEVs) para recicláveis. Ao todo são 84 endereços equipados com os PEVs.
Já materiais volumosos ou perigosos, como madeira, móveis velhos, restos de entulho, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias devem ser levados para uma das 17 estações de coleta (ou ecopontos) da cidade.
Triagem – Todo o material recolhido pelos caminhões é encaminhado para as cooperativas de reciclagem Coopcicla e Cidade Limpa, que hoje estão instaladas na Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, no bairro Cidade São Jorge. Diariamente, são 33 toneladas de resíduos secos recolhidos na cidade, que são pesados devidamente e distribuídos nos galpões das duas cooperativas.

Histórico – A coleta seletiva em Santo André existe desde 1996 e, em 2000, passou a abranger toda a cidade. Como comparativo, a capital do Paraná, Curitiba, possui programas de reciclagem desde 1989 e conta com 22% de reaproveitamento do lixo reciclável. Já no município de São Paulo, somente um terço das residências conta com os serviços de coleta seletiva porta a porta. Das 12,5 toneladas de lixo diário recolhidas na capital paulista, apenas 4% são reaproveitadas. A meta da capital é atingir 10% até 2016.

Pular para o conteúdo