Terça-feira, 24 de março de 2015 – Os serviços de coleta e varrição continuam prejudicados nesta terça-feira (24/3), em razão do segundo dia da paralisação dos funcionários da limpeza pública da região do ABCD – varredores e coletores de resíduos sólidos e de saúde.
A autarquia realizou coleta emergencial ontem (23/3) na área central da cidade até as 2h da manhã de hoje. Ao longo do dia de hoje (24), também fizemos a coleta de forma emergencial e com equipe própria, com escolta da Guarda Civil Metropolitana, em outros centros comerciais de Santo André.
É importante ressaltar que as relações trabalhistas em questão são entre os funcionários em greve e as empresas terceirizadas que prestam serviço de limpeza pública em Santo André. Ao Semasa, cabe acompanhar de perto as negociações para uma solução breve do impasse, bem como cobrar das empresas a realização dos serviços para os quais foram contratadas.
O Tribunal Regional do Trabalho determinou por meio de liminar que sejam mantidos o percentual de 70% dos trabalhadores em cada setor dos serviços vinculados à limpeza pública (coleta e varrição), a manutenção de 100% dos trabalhadores na coleta hospitalar e a manutenção de 100% da operação do Aterro Sanitário, com a fixação de multa de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por dia caso a liminar seja descumprida. O Tribunal também marcou para hoje às 13h30 uma nova audiência de conciliação entre as partes envolvidas.
Como medida preventiva, a autarquia decidiu manter fechadas as estações de coleta de recicláveis. O objetivo é evitar que os locais sejam usados indevidamente para o descarte de lixo comum ou ainda ser alvo de vandalismo. O Semasa orienta a população a evitar colocar o lixo nas calçadas.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.