Santo André, 03 de fevereiro de 2015 – Santo André completa hoje mais uma etapa para ampliar e melhorar a sua coleta seletiva de resíduos, uma das pioneiras do país. Com a entrega pelo Semasa e pela Prefeitura da Central de Triagem de Resíduos Recicláveis – Unidade São Jorge, as duas cooperativas de reciclagem que já atuam em parceria com o município ganham uma infraestrutura mais adequada, permitindo mais eficiência no trabalho de triagem e a ampliação da quantidade de material reciclado dos atuais 8% para 20% até o final de 2016.
Além disso, os cooperados terão aumento de renda e de qualidade de vida, ao mesmo tempo em que o meio ambiente e o município ganharão com a destinação correta dos resíduos e com a redução do material que segue para o Aterro Sanitário.
Atualmente, 25% do que chega ao aterro misturado ao lixo comum é material reciclável. Por mês, são recolhidos pelos caminhões de coleta porta a porta e também nas estações de coleta e pontos de entrega voluntária da cidade 1,1 mil toneladas de lixo seco, que seguem diretamente para reciclagem.
Nova estrutura – Cada um dos galpões entregues hoje tem área de 1.055 m², quase o dobro do espaço que as cooperativas Cidade Limpa e Coopcicla dispunham. Eles foram equipados com esteiras elevadas, além de prensas, balanças eletrônicas, empilhadeiras e carrinhos para o transporte dos resíduos. Além disso, a nova estrutura inclui banheiros adequados, refeitórios e área de convivência.
Com mais espaço e equipamentos adequados, as cooperativas, que hoje têm 56 integrantes, poderão mais que dobrar esse número de colaboradores, pois cada cooperativa tem agora espaço para trabalhar com até 80 pessoas em até dois turnos.
Durante a inauguração, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, destacou a melhoria nas condições de trabalho para os cooperados a partir do trabalho na Central de Triagem.
“Os cooperados poderão atuar de forma mais digna, fazendo um trabalho que é importante para a cidade”, disse, lembrando que a população também terá mais confiança ao separar o resíduo para destinar à reciclagem. “Em Santo André a população pode ter certeza que, com esta estrutura, vale a pena reciclar”, afirmou Grana.
Campanha – O superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr, anunciou que a autarquia vai lançar uma campanha para ampliar a adesão dos moradores à reciclagem. “Queremos aumentar o índice de reciclagem para 20% até 2016. E essa campanha vai conscientizar a população para que ela entenda que é fácil reciclar e contribua mais. E agora podemos processar o material separado pelos moradores de maneira mais adequada”, disse.
A construção foi feita com recursos federais por cerca de R$ 1 milhão. Como contrapartida, o município cedeu a área, dentro do Aterro Municipal, e comprou os equipamentos. No total, o investimento gira em torno de R$ 2 milhões.
2025 Copyright: Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.