Diretores de cooperativas ressaltam melhoria na qualidade de vida

Santo André, 03 de fevereiro de 2015 – Os trabalhadores vinculados às duas cooperativas de reciclagem parceiras do Semasa comemoraram a abertura da Central de Triagem com muitos projetos de crescimento. Para eles, a nova estrutura é fruto do trabalho de muitos anos, mas também de uma parceria inédita conquistada nos últimos dois anos com o Semasa. A consequência, dizem, é também a atração de novos colaboradores.

“Esta nova Central é um grande apoio que conquistamos. A autoestima do trabalhador vai aumentar e, sim, temos expectativa de crescimento”, disse José Batista de Lucena, o Dedé, diretor financeiro da Coop Cidade Limpa, contando que espera ter pelo menos 70 recicladores em cada turno de trabalho.

Os mesmos projetos são desenhados pela Coop Cidade Limpa. “Hoje temos 30 pessoas, mas já estamos entrevistando gente para vir trabalhar conosco”, contou o diretor financeiro da Coopcicla, Jorge Luiz Pscheidt.

Pioneirismo – Desde 1999 Santo André tem coleta seletiva e, em 2000, ela foi implantada em 100% do município, com os caminhões passando em todas as ruas da cidade. Em Santo André, a simples separação do resíduo seco (recicláveis) do úmido (orgânicos) facilita a adesão da população ao programa.

Além da coleta porta a porta, a cidade também conta com 85 PEVs, ou Pontos de Entrega Voluntária, e 17 Estações de Coleta, onde os moradores podem levar restos de construções, madeiras, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha e equipamentos eletrônicos.

Em 2013, os cooperados estavam triando 2,5% dos resíduos gerados na cidade. No final do mesmo ano este percentual saltou para 5% e, em 2014, chegou a 8%. Até o final deste 2015, a meta é chegar a 15% e, em 2016, a 20%.

Pular para o conteúdo