A reutilização de água da máquina de lavar é uma ótima medida para economizar água. Mas, essa água reaproveitada deve ser armazenada em um recipiente fechado, de forma a evitar a proliferação do mosquito da dengue.
O mesmo vale para recipientes para guardar água potável. Garrafas e jarras, por exemplo, devem estar limpas e serem conservadas fechadas, preferencialmente longe da luz.
Se for limpar a caixa d’água, não se esqueça de reaproveitar a água que será dispensada, para outros fins. Fique atento para armazená-la em local fechado.
Evite utilizar caixas d’água feitas de amianto. Este material contém partículas cancerígenas. Quando inaladas ou ingeridas, as fibras do pó do amianto estimulam mutações celulares e podem dar origem a tumores e a certos tipos de câncer de pulmão.
Pode não parecer, mas a água é um produto perecível e pode estragar. Alterações na cor, turbidez, sabor e odor são indicadores de que aquela água já não é mais própria para consumo.
Água mineral engarrafada de fábrica tem validade de apenas um ano. Já a validade da água de armazenamento caseiro é menor do que isto e depende da quantidade de matéria orgânica e do cuidado com o recipiente.
O Decreto Municipal 15.521/07, de Santo André, estabelece que os imóveis residenciais, hotéis, hospitais, laboratórios e clínicas médicas, creches e similares deverão ter reservatórios de água com capacidade de acumulação total equivalente a 48 (quarenta e oito) horas de consumo, como prevenção ao desabastecimento.
2025 Copyright:
Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.