Em Santo André, a Vigilância Sanitária não recomenda a utilização de água das bicas.
É importante lembrar que os recipientes de armazenamento da água devem ser limpos. Os famosos galões de 20 litros são ambientes propícios para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos.
Verifique se o local de onde você está retirando água possui laudo com testes que garantam a sua potabilidade. Para ser potável, a água necessita seguir padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nem sempre uma água sem cor ou cheiro é sinônimo de água potável e livre de impurezas.
O Semasa não é responsável pela qualidade da água nestes locais.
A oferta de água em poços e bicas está condicionada à vazão do lençol freático de onde há a retirada. O uso errado ou indiscriminado compromete a qualidade e a quantidade de água.
A abertura de poços deve ser solicitada ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo.
Poços antigos, mesmo que no passado tenham sido classificados como de água potável, podem, com o tempo e a urbanização, terem sido contaminados por esgoto.
A água proveniente do lençol freático é recarregada da chuva e, como há sujeira ou contaminação no solo, o poço também pode ser contaminado.
Poços clandestinos são ainda mais perigosos. Não utilize nem fure um poço sem autorização. Eles podem estar contaminados por esgoto, tornando a água não potável.
2025 Copyright:
Semasa - Avenida José Caballero, 143 - Centro - Santo André CEP: 09040-210 Todos os direitos reservados.