Smartphones aumentam número de vistorias

Santo André, 19 de dezembro – As equipes de fiscalização do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) passam a utilizar smartphones nas vistorias para checar o alto e baixo consumo de água e também eventuais fraudes. O setor da autarquia já registra um aumento de 23% no número de execução de vistorias.

Os aparelhos, que são usados pelos fiscais da Encarregatura de Fiscalização de Instalações Prediais (Efip), foram customizados especialmente para o trabalho da área de fiscalização. O equipamento é mais leve e fácil de manusear, fazendo com que o agente digite mais rápido e, consequentemente, agilize o atendimento ao usuário.

A ferramenta também permite que fotografias de fraudes ou de consertos sejam feitas, além de possibilitar o registro do tipo de vazamento, o local exato em que ele ocorre e qualificar o usuário, colocando, por exemplo, o número de seus documentos pessoais.

“O Semasa busca a modernização tecnológica para adquirir mais informação e segurança e, assim, dar mais sustentação às suas ações”,  explica a diretora do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) da autarquia, Ana Teresa Cintra Galasso.

Em 2015 

O uso do equipamento começou com o atendimento de chamadas relacionadas ao consumo de água, mas a expectativa é de que, a partir de março de 2015, a tecnologia seja útil nas vistorias também de problemas com esgoto, como vazamento, infiltrações e lançamento irregulares.

Além disso, está previsto o monitoramento on-line dos serviços e o rastreamento das equipes, o que permitirá, por exemplo, que um chamado urgente seja designado para um fiscal que esteja mais próximo do local. Com o sistema, o usuário também poderá ver o resultado da vistoria no site do Semasa, (https://www.semasa.sp.gov.br/home/), imediatamente após o seu encerramento.

Pular para o conteúdo