Animal perdido em cheias ganha proteção preventiva

nupdecanimal1

Santo André, 04 de novembro de 2014 – Moradores da comunidade Maurício de Medeiros, do Jardim Irene, em Santo André, estão participando de um projeto-piloto do Semasa e da Prefeitura para proporcionar mais segurança a seus animais de estimação. Batizado de Nupdec Animal, o projeto cadastra, vacina, castra e oferece o RGA (Registro Geral Animal) a pets dos moradores da área de risco.

O objetivo é preventivo – caso ocorra algum evento extremo que obrigue a saída dos moradores do local, como um alagamento, seus animais terão garantia de abrigo. Como estarão vacinados, não haverá risco à saúde das pessoas por conta do convívio com os animais em abrigo. Além disso, como ganham o RGA, caso se percam, também será mais fácil localizar seus donos.
“Esta iniciativa é ótima porque protege o bichinho, que é inocente e não tem culpa dos desastres”, diz a auxiliar geral Mariulza Galante Prata, de 48 anos, que já levou seu cachorrinho Stalone, de 3 meses, para vacinar.

O Nupdec Animal também dá mais tranquilidade a crianças como Guilherme de Souza Sena, de 12 anos, que ano passado chegou a entrar no meio de uma enchente para salvar sua tartaruga. “Eu não saio daqui sem meus bichinhos”, garante o menino, que ainda tem uma cadela e vários pássaros.

Cerca 100 pets já foram cadastrados pelo Nupdec Animal e a vacinação destes animais começou a ser realizada nesta terça-feira, 4 de novembro. Os pets também estão sendo encaminhados para castração em clínicas particulares.

O projeto é uma parceria da Defesa Civil (vinculada ao Semasa), da Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde) e da ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).

nupdecanimal2

Em Santo André são 11 regiões que formam os Nupdecs e 50 moradores de áreas de risco sentiram a necessidade de discutir políticas públicas para os animais em situação de risco e desastres, criando o Nupdec Animal. Para saber mais sobre os Nupdecs clique aqui.

Pular para o conteúdo