Comerciantes da região central recebem orientações sobre emissão de barulho

Santo André, 03 de outubro de 2014 – Para garantir a boa convivência no ambiente urbano e ainda orientar os proprietários dos estabelecimentos comerciais, das ruas General Glicério e Oliveira Lima, quanto aos padrões permitidos para emissão de ruído, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de seu Departamento de Gestão Ambiental, realizou em setembro ação para conscientizar os comerciantes sobre a legislação ambiental do município.

Além de orientar os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais sobre a fiscalização ambiental e as sanções em caso de descumprimento da lei, os agentes da autarquia realizaram testes com o decebilímetro, aparelho utilizado para medir os níveis de ruído, nos comércios que estavam com caixas de som amplificado em funcionamento. No total, foram vistoriados 20 estabelecimentos.

De acordo com a gerente de controle ambiental do DGA, Vanessa Cristina Santiago, a ação não teve o intuito de penalizar nenhum estabelecimento. “Este trabalho procurou minimizar os impactos do ruído excessivo provocado pelos comércios nas residências e nas pessoas que frequentam a região central. Temos a expectativa de que, com a conscientização, a demanda por fiscalização naquele local diminua e os limites sejam respeitados”, explica. Ganha a população, os comerciantes e a cidade.

Atendimentos – A fiscalização de barulho é uma das principais demandas da gestão ambiental do Semasa. Os chamados são recebidos pela Central de Atendimento telefônico e encaminhados para o Departamento de Gestão Ambiental. Após a reclamação, a autarquia tem um prazo de três horas e meia para vistoriar e fiscalizar o problema.

Dados de 2013 mostram que foram abertas 2.236 ordens de serviço para este serviço. Já e 2014, até o momento, foram abertos 1.970 pedidos.

Pular para o conteúdo