Semasa reabre visitas monitoradas ao Aterro Sanitário

Equipamento municipal também é ferramenta de educação ambiental

Para ampliar o conhecimento da população a respeito do processo de coleta, reciclagem e destinação final de resíduos sólidos em Santo André, além de expandir as atividades de educação ambiental no município, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabre neste mês o programa de visitas monitoradas ao Aterro Sanitário.

O equipamento, localizado no bairro Cidade São Jorge, é o único aterro municipal do ABC e passa pelos trabalhos finais para voltar a receber 100% dos resíduos coletados na cidade. “As visitas monitoradas permitirão que os visitantes possam conhecer todo o trabalho da autarquia na área de resíduos sólidos”, explica o diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos.

Os grupos de visita poderão ser formados por munícipes, estudantes, entidades educacionais entre outros. No escopo da visita será oferecida uma palestra informativa, além das visitas in loco que serão realizadas no próprio aterro. Entre os locais a serem visitados estão as cooperativas de reciclagem, o ecoponto de reciclagem de madeira, a unidade de tratamento de resíduos de saúde, estações de coleta, a Usina de Triagem e Reciclagem de Papel e também a Estação de Tratamento do Efluente Percolado (chorume).

Para a visita à Usina de Triagem e Reciclagem de Papel, os participantes deverão ter mais de 5 anos. Serão formados grupos de até 30 pessoas e com no mínimo uma pessoa maior de idade responsável. Para os outros locais, a faixa etária mínima atendida é para maiores de 18 anos, e grupos de até 20 pessoas.

Professores que desejem levar seus alunos da faixa etária de 14 a 17 anos para conhecer o aterro sanitário devem entrar em contato com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, pelo telefone 4433-9855.

Para os demais interessados, as inscrições estão disponíveis no site do Semasa, dentro do menu “Resíduos-Aterro”, ou diretamente neste link http://www2.semasa.sp.gov.br/node/376.

De acordo com o diretor, as inscrições para visitas já estão abertas e os primeiros grupos devem realizar a atividade em março.

Pular para o conteúdo