Semasa assina contrato para estimular o uso racional da água nas escolas

Oficialização ocorreu hoje entre o prefeito Carlos Grana, o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e o secretário de Estado de Abastecimento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; por meio do Programa Reágua, o Semasa realizará ações de combate à perda e ao desperdício de água em 68 escolas de Santo André

Santo André, 21 de janeiro de 2014 – O Prefeito de Santo André, Carlos Grana, o Superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz Jr., e o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni assinaram hoje (21) o contrato para oficializar o início do “Programa de Uso Racional da Água nas Escolas” em Santo André. O contrato faz parte do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua), por meio do qual o município participante realiza um diagnóstico em escolas públicas objetivando fazer intervenções para combater perdas e desperdício de água. Para isso, será liberada uma contrapartida financeira com vistas à troca de equipamentos e intensificação das ações de educação ambiental nas unidades escolares.

A proposta técnica do Semasa que prevê melhorias em 68 escolas do município foi aprovada em junho de 2013 pela Secretaria do Estado de Saneamento e Recursos Hídricos. Os recursos para o Programa são da ordem de R$ 1,5 milhão. Os investimentos iniciais serão realizados pelo Semasa e depois reembolsados pelo Programa Reágua, em duas etapas. O segundo desembolso acontecerá se as metas estipuladas de redução de consumo previstas forem atingidas.

Em 2013, o Semasa, por meio do Departamento de Manutenção e Operação do Semasa, área executora do Programa, realizou um diagnóstico em 24 creches e 44 Emeifs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Santo André. Durante as vistorias foram analisados todos os equipamentos hidráulicos com o objetivo de verificar o consumo médio, detectar vazamentos e contabilizar equipamentos hidráulicos como torneiras, vasos sanitários, mictórios e válvulas de descarga que necessitarão de troca ou manutenção.

O encarregado de Controle de Perdas de Água do Semasa, Paulo Seiji Yamasaki, explica que o Programa utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. “Em algumas escolas visitadas este parâmetro está variando entre 40 e 50 litros/dia/aluno, o que é bastante elevado. Teremos de trocar alguns equipamentos e trabalhar com a educação ambiental junto a funcionários e alunos para estimular o uso racional da água”.

Além das medidas técnicas também estão previstas ações educativas com orientação de alunos, professores e comunidade por meio da educação ambiental do Semasa.

Programa Reágua – Coordenado pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o Programa tem por objetivo o apoio a ações de saneamento que contribuam para aumentar a oferta de água no Estado de São Paulo, principalmente nas bacias com maior escassez hídrica, caso da Bacia do Alto Tietê, na qual se insere Santo André. Os recursos financeiros do Reágua são provenientes de acordos de empréstimo entre o Banco Mundial e o Governo do Estado.

Pular para o conteúdo