Semasa negocia com Anatel melhor funcionamento do telefone 199 da Defesa Civil

Ligações feitas de determinadas regiões da cidade são atendidas em municípios vizinhos

Santo André, 3 de janeiro de 2014 – Moradores de alguns bairros de Santo André não estão conseguindo falar com a Defesa Civil da cidade quando discam o número 199. A ligação, na maioria dos casos, cai na Defesa Civil de um município vizinho, que não pode fazer o atendimento da emergência ou prestar o esclarecimento solicitado. Mas, o que é pior, há ligações que nem chegam a ser completadas. Moradores de bairros como Jardim Irene, Parque Andreense, Camilópolis e Paranapiacaba são os que mais sofrem com o problema.

Para resolver este problema, que também atinge os demais municípios do ABC, o Semasa  (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), através do DDC (Departamento de Defesa Civil), o Consórcio Intermunicipal e as demais cidades da região negociam em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma forma de direcionar corretamente todas as ligações feitas para o número 199.

No início de dezembro, após solicitação das Defesas Civis dos municípios do ABC, a Anatel  determinou que as operadoras de telefonia realizassem testes em suas redes na região para verificar o problema.

Feitos entre 9 e 17 dezembro pela operadoras TIM, Oi, Nextel, Claro e  Vivo, os testes em Santo André constataram que quase 40% das ligações feitas de determinados pontos da cidade não são atendidas pelo 199 local.

Em nova reunião realizada no último dia 19, a Anatel determinou que, até 10 de janeiro de 2014, cada operadora justifique as falhas na sua rede e demonstre qual solução foi tomada para resolver o problema. Novos testes serão realizados a partir da segunda quinzena de janeiro.

Pular para o conteúdo