O Plano Operação Estiagem do município de Santo André estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na prevenção e resposta a emergências e desastres relacionados à falta de chuvas, visando à preservação da vida humana, do patrimônio e do meio ambiente, especialmente durante o período em que a umidade relativa do ar é mais baixa e aumentam as chances de incêndios em áreas verdes e em moradias localizadas em seu entorno aumentam – geralmente em localidades com maior vulnerabilidade social.
Devido às mudanças climáticas, os problemas de estiagem prolongada registrados atualmente na Região Sudeste podem se agravar ainda mais nos próximos anos. Assim, torna-se necessária a adoção de medidas preventivas em todas as cidades, com o objetivo de minimizar seus efeitos. Campanhas educativas, por exemplo, precisam ser realizadas para toda a população, de modo a massificar a necessidade de termos um consumo de água mais consciente, evitando desperdícios e preparando-se para enfrentar eventuais períodos de escassez hídrica, que podem acarretar sérios transtornos ao município.
Com a implantação do plano, desenvolve-se um conjunto de ações preventivas, de atendimentos emergenciais, assistenciais e recuperativos para preservar a qualidade de vida dos munícipes e restabelecer a normalidade social.
Os desastres Climatológicos estão inseridos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres – COBRADE e se relacionam a redução das precipitações pluviométricas