Defesa Civil

Ações preventivas

Ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres por meio de:

Programa da ONU “MCR2030 – Construindo Cidades Resilientes”

O município de Santo André é participante do programa da ONU “Construindo Cidades Resilientes”


O Marco de Ação de Sendai é o instrumento mais importante para a implementação da redução de risco de desastres adotado por países membros nas Nações Unidas. O objetivo é aumentar a resiliência das nações e comunidades frente aos desastres, focado e orientado para o futuro visando, a redução considerável das perdas ocasionadas por desastres, de vidas humanas, bens sociais, econômicos e ambientais.

Neste contexto, o Marco de Ação de Sendai possui cinco áreas prioritárias para a tomada de ações e medidas para reduzir vulnerabilidades:

. A redução de risco de desastre focado para diminuição;
. Construindo a resiliência frente aos desastres;
. Desenvolver estratégias;
. Reduzir o Risco;
. Fortalecer a preparação em desastres para uma resposta eficaz, em todos os níveis.

NUPDEC’s – Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários

Com o objetivo de propagar a cultura da percepção para a redução de riscos e desastres e atingir as metas do Marco de Sendai – Tornar as cidades Resilientes, o Departamento de Proteção e Defesa Civil desenvolve junto à população andreense, informações básicas pertinentes a sua área de atuação, implantando os NUPDECs, “Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários”.

Os NUPDECs têm o objetivo de despertar a cultura coletiva da percepção do risco, preservação do meio ambiente, da proteção de vidas e bens, ensinamentos básicos de prevenção contra incêndio, evasão de local sinistrado, cidadania, noções de primeiros socorros, além de desenvolver a ideia de defesa civil e proteção comunitária, objetivando minimizar os riscos de acidentes e dos danos, transformando os cidadãos em agentes multiplicadores da Defesa Civil.

NUPDEC’s – Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários

O Departamento de Proteção e Defesa civil realiza, durante todo o ano, diversos cursos e treinamentos para a capacitação da sua equipe técnica e dos servidores municipais, para que estejam preparados em caso de desastres.

Este site pertence a Prefeitura de Santo André