Defesa Civil

Centro de resiliência

Nas últimas décadas, o conceito de resiliência ganhou grande destaque. Houve uma explosão de políticas e pesquisas sobre maneiras de promover sistemas resilientes, porém o conteúdo muitas vezes não tem uma definição clara do significado de resiliência, muito menos como aplicar o pensamento de resiliência.

O mundo está mudando! O tema resiliência às emergências de Defesa Civil deve estar no planejamento das ações públicas e privadas. É preciso unir forças para buscar soluções de curto, médio e longo prazo para os diversos desafios que enfrentamos. É preciso treinar a população e servidores para o enfrentamento dos desastres. É preciso criar o espírito de colaboração entre todos os participantes do Sistema Municipal de Defesa Civil.

A principal missão do Centro de Resiliência às Emergências de Defesa Civil de Santo André é ser uma incubadora de novas ideias, pesquisas, projetos, políticas públicas, compartilhamento de conhecimentos e experiências entre cidades, do estabelecimento de redes de aprendizagem mútua, da construção de parcerias e um ponto de encontro para diferentes atores e perspectivas em busca da resiliência, buscando inspiração e participando ativamente da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030).

Lei Federal 12.608/2012, que preconiza a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, traz o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, colocando como todos, poder Público e Sociedade Civil, como elos de mesma grandeza na questão da resiliência em relação a riscos e desastres naturais e tecnológicos.

O Centro de Resiliência às Emergências de Defesa Civil de Santo André pretende trazer o entendimento sobre a questão dos riscos e desastres, de que todos estamos expostos e de que precisamos unir forças, cada um na sua expertise, para diminuirmos esses riscos e enfrentarmos de maneira resiliente os eventos extremos que serão inevitáveis.

A resiliência ligada aos desastres não tem a ver somente com vidas, mas também com a proteção do meio ambiente, do patrimônio e da economia. Cidades que não são resilientes trazem perigo aos seus moradores, prejuízos ao erário público e as empresas geradoras de bens, serviços e empregos. Desastres naturais acontecem. A diferença está em como a cidade está preparada para responder a esses eventos e se reerguer rapidamente.

Só no ano de 2022, o Centro de Resiliência às Emergências de Defesa Civil de Santo André atendeu 7.184 crianças, de 40 escolas da rede municipal de ensino, de 3º e 4º ano, com apresentações lúdicas e participativas, explicando o conceito de desastres, riscos e perpetuando a cultura da prevenção, a fim de diminuirmos os riscos e desastres na cidade de Santo André.

Foram realizados diversos treinamentos para as equipes de emergência da Defesa Civil e para os servidores em geral, capacitando, preparando para o atendimento, mas, principalmente, capacitando para prevenir os desastres.
Assim como foi realizado o treinamento de moradores de áreas mapeadas com riscos naturais e tecnológicos, expandindo a cultura da percepção e prevenção de riscos e fortalecendo as ações voluntários dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários.

O Centro de Resiliência comporta o Departamento de Proteção e Defesa Civil que realiza, em conjunto com outros Departamentos e Secretarias Municipais, todas as etapas essenciais da gestão de risco e gerenciamento de desastres: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Finalmente, a meta para esse ano de 2023 é intensificar as ações preventivas já iniciadas e estabelecer parcerias com universidades, empresas, organizações , conselhos técnicos, a fim de realizar estudos, propostas, capacitações, desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias para a prevenção, mitigação, rápida resposta e recuperação, em caso de desastres.

Este site pertence a Prefeitura de Santo André