A Educação de Jovens e Adultos – EJA contempla todas as áreas do conhecimento de tal maneira que o aluno se perceba como sujeito da história e encontre nos conteúdos trabalhados, a tradução do seu dia a dia num contexto particular e social. É direcionado a alunos não concluintes do ensino regular. A sociedade atual exige cada vez mais indivíduos preparados e atuantes, com a compreensão da tecnologia e desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Para isso, são ofertados cursos correspondentes ao período do 2º ao 5º ano (EJA I) e do 6º ao 9º ano (EJA II), em EMEIEFs e nos Centros Públicos de Formação Profissional. Procure o serviço mais próximo de sua residência.
GERÊNCIA GESTÃO ADM EDUCAÇÃO JOVENS ADULTOS
GERÊNCIA GESTÃO PED EDUCAÇÃO JOVENS ADULTOS
GERENTE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Setor responsável pela organização do ensino regular municipal em Santo André, contemplando alunos de zero a 10 anos, em geral, nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Responsável pelos serviços em creches municipais, pela supervisão das creches conveniadas e pelo atendimento nas EMEIEFs. Também atua na supervisão das unidades particulares de Educação Infantil.
Educação Infantil
A primeira etapa da Educação Básica é a Educação Infantil. Oferecida em instituições públicas e privadas, esta etapa visa o cuidado e a educação, tendo como objetivo “[…] o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e comunidade […]”, conforme indicado na Resolução nº 5/2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), especificamente em seu artigo 5º. Considerando as especificidades afetivas, históricas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 a 5 anos, com matrícula obrigatória para 4 e 5 anos, atuamos com um olhar sensível, uma escuta atenta e com clareza acerca do desenvolvimento infantil, priorizando a qualidade do ensino e os campos das experiências oferecidos às crianças, concomitante aos princípios de valorização, dignidade e respeito, garantindo seus direitos, considerando suas diversas realidades, tanto individualmente, como coletivamente.
Ensino Fundamental
Na Educação Básica, o Ensino Fundamental configura-se na etapa seguinte à Educação Infantil. Atualmente, este ensino tem duração de nove anos, com matrícula obrigatória dos 06 aos 14 anos. O Município atua em sistema de colaboração com o Estado, dividindo a demanda para alunos de 6 a 10 anos. Do sexto ano em diante, o atendimento é realizado exclusivamente pelo Estado. Nos artigos 5º e 6º da Resolução 7/2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (BRASIL, 2013, p. 130 – 131), são elencados fundamentos culturais, científicos e de forma equitativa, com base nos direitos à educação de qualidade, assegurando uma formação e princípios de caráter ético, político e estético que balizem as ações pedagógicas. Temos por objetivo um Ensino Fundamental que proporcione às crianças uma educação para a integralidade do sujeito, atendendo-as e respeitando-as em suas individualidades, com práticas que desenvolvam as diferentes linguagens, proporcionando situações que ampliem conhecimentos, oportunizando bases para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico. Para tanto se faz de essencial importância uma educação reflexiva e significativa, em que a aprendizagem seja garantida como direito de todos e todas.
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