(11)-4478 5000

Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein

Humanização e Voluntariado

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein segue a premissa de que todos que passam por aqui são especiais e que é nosso dever e missão proporcionar ambiente e assistência humanizados, valorizando o indivíduo nas suas diferenças e peculiaridades.

A humanização é uma forma de cuidar mais atenta aos direitos do cidadão e as suas necessidades, visando uma mudança na cultura do atendimento à saúde.

Práticas de Humanização:

1) Projeto Mãe Canguru

Alguns bebês, que necessitam de internação na Terapia Intensiva Infantil, podem sentir o amor da mamãe nesse contato íntimo, pele a pele, que é proporcionado no projeto Mãe Canguru. Esse projeto prevê a permanência da mãe na terapia intensiva e o contato prolongado do bebê no colo materno.

2) Presença de familiar na sala de parto

No momento do nascimento, é muito importante o apoio emocional que um familiar querido pode dar à parturiente e, por essa razão, propiciamos, com a anuência do médico obstetra, a permanência de um familiar, escolhido pela própria paciente, para participar desse momento inesquecível.

3) Aleitamento do RN em sala de parto

Sabemos da importância do aleitamento materno tanto para a mãe, quanto para o recém-nascido. Por isso, propiciamos o contato do RN no peito materno, logo após o nascimento. Normalmente, o bebê ao nascer está alerta e apresenta o reflexo da sucção bem apurado. Ótimo momento para iniciar a estimulação do leite e favorecer o aleitamento materno.

4) Musicoterapia para pacientes internados

A musicoterapia é mais uma ação humanizada que o Hospital da Mulher oferece aos pacientes e acompanhantes. Trata-se da utilização da música e seus elementos, por profissional qualificado, em que as experiências musicais são meios de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas, a fim de manter ou recuperar o bem-estar do paciente.

Aos bebês que estão internados no setor de Cuidados Intermediários da Unidade Neonatal é realizado atendimento de musicoterapia receptiva (audição de uma seleção de músicas previamente selecionadas), uma vez ao dia, com média de duração de 30 a 50 minutos, promovendo um ambiente harmonioso, tranquilo, que proporciona acolhimento não só ao bebê, mas à mamãe que passa o dia ao seu lado e à equipe cuidadora.    

Na maternidade, a musicoterapeuta faz visita leito a leito, explanando a importância da voz da mamãe e do papai para o bebê, e que esse contato vocal fortalece o vínculo entre eles. Ainda é apresentada uma canção de acolhimento para cada bebê, incentivando os pais a cantarem a canção de boas-vindas.

As mães com bebês internados na Unidade Neonatal e as gestantes que fazem pré-natal de alto risco também recebem atendimento musicoterapêutico.

Outras ações de humanização:

Atividades voluntárias desenvolvidas no HM:

Além das iniciativas já existentes, o Hospital da Mulher estimula novas práticas de humanização junto às organizações do terceiro setor. Ações promovidas em parceria com ONGs (Organizações Não Governamentais) e projetos sociais são importantes para o desenvolvimento humanizado do equipamento municipal de saúde.

Entre elas, destacam-se as visitas das voluntárias da AVSSA (Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André), popularmente conhecidas como “Rosinhas” – que se dedicam à leitura para acamados, dentre outros suportes a pacientes e acompanhantes -, e o trabalho do grupo Naninhas do Riso, movimento da Paróquia Matriz de Santo André voltado à doação de travesseiros feitos de tricoline 100% algodão e enchimento siliconado hipoalergênico.

O trabalho voluntário, a promoção do voluntariado e apoio aos voluntários estão enquadrados pela Lei do Voluntariado – Lei nº 9.608, de 18/02/1998.

Responsável pelas ações de voluntariado: 

Camila Turco

Contato: (11) 4478-5030

E-mail: musicoterapia.hm@santoandre.sp.gov.br