
O leite humano é muito importante para todos os recém-nascidos. Ele contribui para a redução da mortalidade infantil alimenta e melhora a qualidade de vida dos bebês beneficiados, protegendo-os contra infecções respiratórias, diabetes, alergias e demais patologias. Mas há mães que não conseguem amamentar. Para estas situações foram criados os bancos de leite humano.
O Banco de Leite Humano é um centro especializado e obrigatoriamente ligado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do leite humano. É uma instituição sem fins lucrativos.
Em 19 de maio de 2025, Dia Mundial da Doação de Leite Humano, o Banco de Leite do Hospital da Mulher de Santo André foi entregue revitalizado. A requalificação do local contemplou pintura, substituição de mobiliário, equipamentos e nova identidade visual, inclusive para freezers e geladeiras.

Além disso, o equipamento passou a contar com um novo carro para realizar o serviço de coleta domiciliar e um número de WhatsApp para o cadastro de doadoras.
Sua capacidade de armazenamento é de 100 litros de leite por mês, sendo referência também para as cidades de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul e bairros de parte da Zona Leste de São Paulo que fazem divisa com Santo André. Em média, são doados 65 litros de leite por mês.
Padrão Ouro
O Banco de Leite do Hospital da Mulher de Santo André possui certificação na categoria ouro em excelência em bancos de leite humano, além de possuir a Certificação de Credenciamento na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, reconhecendo que a unidade atende as necessidades do Ministério da Saúde em promover a saúde da mulher e da criança.
Em 16 de maio de 2025, a unidade recebeu menção honrosa da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano pela relevante contribuição durante as inundações no Rio Grande do Sul, em abril e maio de 2024. Na ocasião, foi disponibilizado estoque de emergência para atender a situação vivenciada pelas UTIs Neonatais gaúchas.
O Banco de Leite andreense conta com recepção, espaço para higienização de materiais e ainda:
É onde as mulheres se preparam para amamentar seus bebês ou extrair o leite materno.
As mães têm a opção de usufruir de um espaço totalmente dedicado ao aleitamento materno. É um local onde a mãe pode tirar o seu leite, além de receber orientações de como tirar, armazenar e transportar quando a sua opção for realizar o processo em casa. O Hospital da Mulher de Santo André detém o título de Amigo da Criança por cumprir os 10 passos para o sucesso da amamentação.
Onde é feito o armazenamento e todo processo de pasteurização do leite humano doado. O leite também é submetido a controles rigorosos de qualidade.
Onde o leite é separado para entrega aos prematuros internados na Unidade Neonatal e para outros bebês que são clinicamente impossibilitados de recebê-lo do seio materno.


Quem pode procurar um banco de leite e doar?

Toda mulher que amamenta e que tenha dúvidas, dificuldades ou sobra de leite pode e deve procurar um banco de leite.
Ao procurar o Banco de Leite Humano (BLH), é realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para o recolhimento do leite. A mãe deverá retirar o excedente e armazená-lo segundo orientações da equipe do BLH.
Quando uma mulher está amamentando, tem leite em excesso e decide ser doadora ela ajuda a alimentar milhares de bebês de outras mães que não podem amamentar.
As doadoras devem ser mulheres saudáveis, não portadoras de doenças crônicas e não fazerem uso de nenhum tipo de medicamento. Também não podem ser fumantes nem ingerir bebidas alcoólicas.
Atendimento no Banco de Leite Humano Maria Aparecida Pinheiro, do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein
Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefones: (11) 4478-5027/4478-5048
E-mail: blh@hospitaldamulher.org.br
Doações pelo WhatsApp
Para manter nossos estoques atualizados, promovemos campanhas permanentes de incentivo à doação voluntária e para a doação de potes de vidro com tampa de plástico (tipo os de café solúvel ou maionese), essenciais para o armazenamento do leite doado. Um pote de 200 ml de leite materno pode alimentar até 11 bebês prematuros.
Tanto o cadastro de doadoras de leite quanto o de doadores de potes de vidro pode ser feito agora via WhatsApp, pelo número (11) 4433-0123.

2025 Copyright: Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein - Todos os direitos reservados.