A Patrulha Maria da Penha iniciou suas atividades em outubro de 2020 na cidade de Santo André. Época em que formalizou Convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Comarca de Santo André, com intuito de fiscalizar os cumprimentos de Medidas Protetivas Judicias deferidas às mulheres que residem no Município. (Decreto n.º: 17.220 – 12/08/2019).
No desempenho do trabalho atua em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher, deste modo unindo esforços conjuntos no combate contra a Violência Doméstica e Familiar, visando-se o cumprimento das Medidas Judiciais. Atua, ainda, de maneira cooperativa com o Centro de Referência de Proteção a Mulher – VEM Maria rumo a priorização da Vida e da Integridade das mulheres vítimas de Violência Doméstica.
Mantém rondas de monitoramento no entorno da residência, do trabalho ou de locais indicados por mulheres que detém a Medida Protetiva Judicial vigente, bem como atende todo acionamento relacionado ao Descumprimento de Medida Protetiva Judicial.
Capacitação e Treinamento para Enfrentamento e Prevenção à Violência Contra Mulheres – Força de Segurança
Organização: Prefeitura de Santo André, Secretaria de Segurança Cidadã e Guarda Civil Municipal
Apoio: Escola de Governo do Executivo Andreense
Turmas: Agosto a Novembro de 2024
Carga Horária: 08 horas
A violência doméstica e de gênero é uma realidade em muitos lugares do mundo, e aqui no Brasil vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
Por isso, a Guarda Civil Municipal de Santo André desenvolveu uma cartilha explicativa para ajudar a conscientizar as pessoas sobre a gravidade e as consequências da violência contra as mulheres, bem como oferecer orientações e recursos para ajudar as vítimas de violência a buscar ajuda e proteção.
Baixe gratuitamente o e-book e compartilhe com quem precisa desta ajuda!
2024 Copyright: Prefeitura de Santo André