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Bruno Gomes Pereira

Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Letras – Língua Espanhola e Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas pelo Instituto Brasil de Ensino (IBRA) e em Pedagogia pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), em Comunicação e Semiótica Francesa pela Faculdade Souza (FASOUZA), em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), em Metodologias Ativas e TDICs na Educação também pela UNIDERP, e em Análise do Discurso Midiático pela Faculdade Serra Geral (FSG). Mestre e Doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura (com ênfase em Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Desenvolve estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com o projeto intitulado “Padronização Léxico-Gramatical na Escrita Jurídica a partir da Linguística Sistêmico-Funcioal”, sob a supervisão da Profa. Dra. Luciana Romano Morilas. Investiga processos de constituição, produção e representação da escrita acadêmica convencional e reflexiva em cursos de bacharelado e licenciatura. Atua nas áreas de Teoria do Texto e Análise Linguística em interface com os Estudos do Letramento Acadêmico pelo viés da Linguística Aplicada (LA). Além de artigos científicos publicados em Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Francês, é membro de Conselhos Editoriais de revistas acadêmicas e livros científicos no Brasil e no mundo. Tem interesse, também, em pesquisas sobre Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Linguística Textual (LT), Análise Crítica do Discurso (ACD), Metodologias Ativas (MA) e Semiótica Francesa (SF) como ferramentas teórico-metodológicas para tratamento de dados em LA. Membro da Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL), da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALERPRE), da Academia de Ciências Humanas do Araguaia (ACHA) e da Academia de Letras da América Latina (ALAL). Tem dezenas de livros lançados sobre ensino de língua materna, discurso midiático e formação de professores e centenas de artigos publicados em cinco diferentes idiomas em países da América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África. Docente e Pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera (PPGE-UNIB). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), Santo André (SP), e da Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA), em São Paulo. Orientador do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo (Pecege/Esalq/USP). Bolsista Produtividade da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular (FUNADESP). Editor Especial Convidado da revista “International Journal of Language and Linguistics” do Science Publishing Group, de Nova York (EUA), e Section Editor da “SectionCollection” do Academic Publishing, de Singapura.