BRASSAIA
A brassaia tem esse nome popular porque antigamente seu nome científico iniciava-se com a palavra “Brassaia”, pelo qual ficou muito conhecida.
Seu nome científico, usado mundialmente, é Heptapleurum actinophyllum (Endl.) Lowry & G.M. Plunkett.
Pertence à família botânica Araliaceae e quando adulta, pode atingir de 5 a 7 metros de altura.
É uma árvore originária da Austrália e muito comum na arborização de jardins, ruas, praças e parques. Porém, atualmente seu uso está sendo cada vez mais desaconselhado por ela ser exótica e, principalmente, ser considerada uma espécie invasora que pode causar problemas ecológicos aos ecossistemas naturais.
Suas flores são pequenas, vermelhas, reunidas em inflorescências que lembram os braços de um polvo e que desabrocham do final da primavera ao início do verão, atraindo muitos insetos e aves devido à abundância de néctar.
Os frutos se formam de novembro a janeiro. São vermelhos, pequenos, suculentos e atraem muitos pássaros, que os comem, disseminando as sementes.
Uma curiosidade sobre a espécie é que, quando sua semente cai sobre uma árvore, ela germina, gerando uma planta de fase inicial epífita até as raízes atingirem o solo, quando passa a ser árvore.
Muitos animais urbanos a utilizam como abrigo.
2025 Copyright: Prefeitura de Santo André