PATAS-DE-VACA
Essas árvores são muito conhecidas popularmente como patas-de-vaca. Este nome é devido ao fato das folhas lembrarem as unhas de uma vaca.
Em Santo André existem algumas espécies desta árvore, cada uma com um nome científico diferente.
Esses nomes, na maioria das vezes, começam com a palavra Bauhinia que define o gênero ao qual a planta pertence, seguida de outro nome que designa a espécie. Por isso, quando não se conhece a espécie, o nome científico é representado genericamente como Bauhinia sp.
As espécies mais comuns na cidade são: Bauhinia variegataL, Bauhinia variegata var. cândida Voigt, Bauhinia purpurea L, Bauhinia blakeana Dunn e Bauhinia forficata Link, sendo esta última a única nativa do Brasil e as demais, exóticas. Pertencem à família botânica Fabaceae, a mesma do pau-brasil ou do feijão.
As diferentes espécies, quando adultas, apresentam alturas não muito grandes, mas diferentes, variando de 5 a 10 metros.
Suas flores são grandes e vistosas, lembrado a flor da orquídea, podendo ser brancas, rosas, lilases ou roxas, conforme a espécie. Elas desabrocham quase o ano todo, concentrando-se mais do outono ao verão. Também atraem diversos tipos de insetos e aves.
Os frutos começam a se formar assim que as flores caem. Cada flor gera um fruto. São vagens compridas e achatadas que, quando amadurecem, abrem-se liberando as sementes no chão. Os animais urbanos usam as árvores como abrigo.
2025 Copyright: Prefeitura de Santo André