PALMEIRA-AZUL
Esta é a palmeira-azul. As folhas são grandes, eretas, cerosas, em número de 15 a 20, com formato de leque, palmadas, de cor azul-prateada e sustentadas por fortes pecíolos. Quando as folhas velhas caem, deixam uma marca no tronco formada pelas bainhas persistentes, assemelhando-se a um tipo de escada natural onde as crianças gostam de subir.
Seu nome científico, conhecido no mundo inteiro, é Bismarckia nobilis Hildebrandt & H. Wendl, que foi dado em homenagem ao conde Otto Eduard Leopold Von Bismarck-Schönhausen.
Pertence à família botânica Arecaceae, a mesma do coqueiro e demais palmeiras. É considerada a rainha das palmeiras pela exuberância de sua beleza.
Adulta, pode atingir de 10 a 30 metros de altura. É nativa de Madagascar e está presente na arborização de jardins, praças e parques.
A palmeira-azul pode ser uma planta macho e ter só flores masculinas, ou uma planta fêmea e ter só flores femininas. Para dar frutos (coquinhos) é necessário que as duas estejam plantadas próximas para que haja a polinização. Seus frutos amadurecem nos meses do verão.
2025 Copyright: Prefeitura de Santo André