(11) 4433-3600

CHMSA - Dr. Newton da Costa Brandão

Alzheimer e HPV no homem são foco de palestras educativas no CHMSA

Duas palestras foram promovidas ao longo desta semana no anfiteatro do Centro Hospitalar Municipal de Santo André “Dr. Newton da Costa Brandão” com o intuito de alertar sobre cuidados com a saúde. Na segunda-feira (25/02), o psiquiatra Dr. Tomaz Eugenio de Abreu falou sobre a Doença de Alzheimer e, na quarta (27/02), foi a vez do Dr. Guilherme Andrade Peixoto, urologista, alertar sobre o HPV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis no público masculino.

A palestra com Dr. Tomaz integrou o calendário do “Fevereiro Roxo”, cuja cor remete à conscientização também de doenças como Lúpus e Fibromialgia. Segundo o médico, coordenador do Pronto-Socorro de Psiquiatria do CHMSA e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, o diagnóstico de Alzheimer é baseado numa série de exames laboratoriais (até de sorologias para sífilis) e quadros de demência, que levam à perda de memória e ao déficit de funções cognitivas.

O profissional lembrou que o quadro de quem tem Alzheimer é progressivo e que atividade física, dieta equilibrada e leitura contribuem para evitar a doença. “Álcool e drogas são fatores de risco, assim como histórico familiar, quadros de depressão, traumatismo craniano, tabagismo e obesidade. Alguns sintomas se manifestam antes ou depois do diagnóstico, entre eles irritabilidade, paranóia, ansiedade, delírios e alucinações”, reforçou Dr. Tomaz, também colaborador da disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).

IST’s – O bate-papo sobre HPV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis atraiu colaboradores e o público em geral. Várias dúvidas foram esclarecidas pelo Dr. Guilherme, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, médico assistente do CHMSA e preceptor de ensino pela FMABC.

O médico explicou que, enquanto na mulher o HPV é um fator importante para o desenvolvimento de câncer de colo do útero, o vírus não é relevante nos casos de câncer de pênis. “Nessas situações ainda prevalece a falta de higiene, que leva às infecções”, pontuou.

Dr. Guilherme ainda chamou atenção a respeito do herpes (labial e genital) e para o aumento dos casos de sífilis, principalmente entre os jovens. Relatório de 2017 do Ministério da Saúde mostra que o número de casos no Brasil cresceu 2000% desde 2010, o que coloca o País em uma situação de epidemia.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA